12.3 C
Ouro Branco

Decisão do TRE-RN pode afetar mandato Ubaldo Fernandes na ALRN

Anúncios

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) retoma nesta quarta-feira (18) julgamento que pode alterar a atual composição da Assembleia Legislativa do estado. O caso em questão envolve a validação dos votos obtidos pelo candidato a deputado estadual Anaximandro Rodrigues do Vale Costa, conhecido como Anax Vale, durante as eleições de 2022. Ele disputou a eleição “sub judice” e busca a validação dos 16.821 votos conquistados.

Se a Justiça Eleitoral decidir a favor do pedido de Anax Vale, isso implicará uma recontagem de votos na eleição de 2022 e o atual deputado Ubaldo Fernandes (PSDB) pode perder seu assento na Assembleia Legislativa. A validação dos votos vai beneficiar o vereador Robson Carvalho (União Brasil), que obteve 26.609 votos em 2022. Ele é o primeiro suplente do partido, passando a ser eleito por quociente partidário.

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Kássio Nunes Marques, determinou que a competência para julgar o mandato de segurança de Anax Vale é do TRE-RN, evitando assim uma supressão indevida de instância. Dessa forma, o caso foi devolvido para julgamento no tribunal estadual.

Até o momento, o Ministério Público Eleitoral (MPE) no Rio Grande do Norte emitiu um parecer opinando pela “prejudicialidade” do mandado de segurança apresentado por Anax Vale. A argumentação é que, uma vez realizadas as eleições e concedida a utilização das verbas públicas para a campanha, a ação de Anax Vale não tem validade.

O MPE acredita que o acórdão do TRE-RN que indeferiu o registro de candidatura de Anax Vale transitou em julgado em 6 de março, uma vez que o recurso extraordinário interposto não foi conhecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A defesa de Anax Vale contesta o parecer do MPE, argumentando que o mérito do mandado de segurança deve ser julgado, independentemente de um eventual trânsito em julgado da decisão questionada.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos