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Pesquisa revela que 95% dos aposentados desconhecem senha do aplicativo Meu INSS. Saiba como recuperar acesso à plataforma

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Mais de nove em cada dez aposentados e pensionistas (95%) desconhecem suas informações previdenciárias. Além disso, apenas 5% desse grupo sabe a sua senha de acesso ao Meu INSS, revelam os dados da Assessoria Previdenciária do Brasil (APB).

O Meu INSS é uma ferramenta do governo federal que conta com mais de 90 serviços disponíveis para aposentados e pensionistas. A plataforma pode ser acessada pelo computador ou pelo celular por meio do site ou do aplicativo disponível para dispositivos com sistemas Android e iOS.

Por meio da plataforma Meu INSS, é possível solicitar diversos serviços e benefícios sem sair de casa, além de enviar documentação digitalizada ou fotografada. Após realizar uma solicitação, o cidadão também pode acompanhar o andamento do pedido pela plataforma.

De acordo com a APB, se por um lado essas aplicações trazem facilidades, por outro podem ser de difícil compreensão para os menos familiarizados com a tecnologia.

— O mais comum é que as pessoas desconheçam até a sua senha de acesso, o que impede que tenham informações sobre suas contribuições previdenciárias, no caso de quem está buscando se aposentar, ou identificar descontos provenientes de empréstimos consignados, entre outros dados que estão disponíveis no aplicativo — explica Pietro Ceccatto, diretor-geral da APB.

Mesma senha do portal Gov.br

Para usar o Meu INSS, é necessário ter uma conta ativa no portal Gov.br. Com um único usuário e senha, o cidadão pode utilizar todos os serviços públicos digitais do governo federal.

Para acessar o Meu INSS, é preciso CPF, nome completo, data de nascimento e responder a algumas perguntas do seu cadastro junto ao INSS.

Como recuperar senha

Caso tenha perdido a senha de acesso ao Meu INSS, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Digite o CPF na tela inicial do link acesso.gov.br e clique no botão “Continuar”.
  2. Clique em “Esqueci minha senha”.
  3. Em seguida, o login único avaliará a forma mais segura para recuperar a senha da conta. Caso a opção não seja a melhor para o momento, estarão disponíveis outras alternativas para recuperação na mesma tela. São elas: recuperação de senha por reconhecimento facial, por bancos credenciados, por e-mail, e por mensagem de texto (SMS).

Reconhecimento Facial

  • Clique no botão gerar Qr Code.
  • O QR-Code para acessar o app será apresentado na tela.
  • Abra o aplicativo Gov.br, clique no botão “Ler QR Code” e aponte o celular para a tela do computador para ler.
  • Clique no botão “Fazer reconhecimento facial”, posicione o rosto de frente para a câmera do celular e siga as orientações até o sistema validar as informações. Clique em “Ok”.
  • Após o reconhecimento facial, retorne ao computador e clique em “Enviar código” para receber um código de segurança em seu e-mail (ou em seu celular, caso não tenha acesso ao e-mail cadastrado).
  • Na tela seguinte, informe o código recebido e clique em “Continuar”.
  • Preencha os campos com uma nova senha e clique no botão “Continuar” para recuperar o cadastro.

Bancos credenciados

  • Clique na imagem do banco credenciado desejado.
  • Siga os procedimentos do banco credenciado.
  • Defina a senha e clique no botão “Continuar” para finalizar a recuperação de sua conta.

E-mail

  • Confira se o e-mail está correto no cadastro e clique em “Enviar código”.
  • Abra o e-mail e busque o código de acesso encaminhado (confira na caixa de spam caso não esteja na caixa de entrada).
  • Digite o código de validação e clique no botão “Continuar”.
  • Cadastre uma nova senha e finalize a recuperação.

Mensagem de texto (SMS)

  • Confira se o número de celular está correto no cadastro e clique no botão “Enviar código”
  • Confira se a mensagem de texto (SMS) foi recebida no celular, digite o código de verificação e clique no botão “Continuar”.
  • Cadastre uma nova senha e finalize a recuperação.

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