Getting your Trinity Audio player ready...
|
Aproximadamente 400 mil pessoas estiveram presentes na Cidade do Vaticano para o funeral do Papa Francisco neste sábado (26), informou o ministro do interior da Itália, Matteo Piantedosi.
Ao todo, 250 mil pessoas se reuniram na Praça de São Pedro, enquanto outras 150 mil acompanharam a cerimônia nas ruas próximas. Muitos fiéis chegaram ainda durante a madrugada, e alguns chegaram a dormir nos arredores.
“Estimamos que não menos que 400.000 pessoas entre as presentes na Praça de São Pedro e aquelas ao longo da rota”, disse Matteo Piantedosi ao programa de notícias italiano TG5.
Como foi sepultamento do papa Francisco
O corpo do papa Francisco foi sepultado na basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. De acordo com o Vaticano, o rito de sepultamento teve início às 13h no horário local (9h em Brasília) e foi concluído cerca de 30 minutos depois.
A cerimônia foi presidida pelo cardeal camerlengo, Kevin Farrell. Não houve transmissão do sepultamento, e apenas sacerdotes e familiares de Francisco estiveram presentes.
O caixão com os restos mortais do pontífice foi levado em cortejo pelas ruas de Roma após a celebração da missa funeral, ou Missa das Exéquias, conduzida na basílica de São Pedro pelo cardeal italiano Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais.
No papamóvel, o caixão passou por pontos famosos e simbólicos da capital italiana, como o Coliseu, o Fórum romano e a Igreja o Jesus, sede da ordem dos jesuítas, da qual Francisco fazia parte.
Ao entrar na Santa Maria Maggiore, os carregadores do caixão fizeram uma pausa de alguns minutos em frente a ícone de Maria onde o pontífice costumava orar. Crianças também levaram flores brancas ao altar.
Francisco morreu na segunda-feira (21), aos 88 anos, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) e de um quadro de insuficiência cardíaca.
A celebração no Vaticano marca o primeiro dia do Novendiali (novenário), os nove dias de luto e orações em honra ao Pontífice falecido.
Aproximadamente 50 chefes de Estado acompanharam a missaincluindo o presidente Lula, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o argentino Javier Milei.
Ainda no sábado, às 16h (21h, em Roma), será rezado o Rosário em frente à Basílica de Santa Maria Maggiore. O túmulo será aberto à visitação pública no domingo (27).
*Com informações do g1