25.1 C
Ouro Branco

Portuguesa avança em venda da SAF para 2024; veja detalhes

Anúncios

A Portuguesa avançou em negociações para a venda de 90% das ações de sua Sociedade Anônima do Futebol (SAF), que iniciaria atividades em 2024. De acordo com apuração da Itatiaia, o clube negociará o controle do futebol (base e profissional), a exploração do Estádio Canindé e do centro de treinamentos, no Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo.

Valores a serem investidos não estão fechados, mas a intenção é equacionar as dívidas em alguns anos. Um grupo de investidores avançou nas conversas com a associação para assumir o controle da SAF a ser criada. Em junho do ano passado, o clube teve autorização do Conselho Deliberativo para se converter em Sociedade Anônima do Futebol.

A negociação está em fase de due diligence, espécie de auditoria que avalia a dívida, o valor de mercado, o potencial de retorno e aspectos financeiros, jurídicos, trabalhistas, contábeis e fiscais do clube em seu modelo associativo. Após essa etapa, a venda de 90% das ações precisará ser novamente aprovada pelo Conselho.

Em contato com a reportagem, o presidente Antônio Carlos Castanheira confirmou a informação de que a venda da SAF está bem encaminhada. “Estamos finalizando a due diligence. E muito perto de receber a proposta final do investidor para apresentar ao Conselho de Orientação Fiscal (COF) e ao Conselho Deliberativo”.

A dívida da Portuguesa foi reduzida na atual gestão do presidente Antônio Carlos Castanheira, mas está avaliada em cerca de R$ 400 milhões. A partir dos investimentos na SAF, o clube espera voltar a ser competitivo e gerar novas receitas para sanar os passivos dentro de alguns anos.

Os investidores enxergam potencial na Portuguesa para voltar a ser um grande celeiro de craques, como foi no passado. A gestão do Canindé e do centro de treinamentos é vista como estratégica.

A intenção do clube e dos investidores é anunciar o acordo depois da participação da Copa Paulista de 2023. O clube tem expectativa de chegar a 15 mil sócios ativos. Atualmente, são menos de mil.

A Portuguesa foca seus esforços na Copa Paulista de 2023. Classificada em primeiro lugar no Grupo C, a Lusa encara o Grêmio Prudente nas quartas de final e tenta retornar ao calendário de Série D para 2024.

A Lusa voltou a disputar a elite do Campeonato Paulista este ano e escapou do rebaixamento na última rodada. A manutenção na série A1 em 2024 viabilizou o avanço da negociação da SAF.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos