OUÇA A MATÉRIA
Segundo dados do Previne Brasil, o município de Ouro Branco, no Rio Grande do Norte, que já foi destaque na oferta e eficiência da Saúde Básica, em 2020, desde 2021 vem enfrentando redução na eficiência e oferta de saúde básica a população.
A eficiência e oferta da Saúde Básica do Município de Ouro Branco–RN, administrado pelo prefeito Samuel Souto, foram reprovadas pelo programa federal, Previne Brasil do Ministério da Saúde (MS), o município não recebeu pelo segundo ano consecutivo os incentivos financeiros concedidos aos municípios que atingirem as metas do programa. Ouro Branco, antes um exemplo a ser seguido, está enfrentando uma crescente queda no Ranking do Previne Brasil, causando preocupação entre os moradores e levantando questionamentos sobre a gestão da saúde local.
Em 2020, sob a administração da ex-prefeita Fátima Silva (A Doutora), o município ourobranquense alcançou a notável 3ª colocação no Ranking Estadual e a 1ª colocação na região do Seridó, sendo reconhecido por sua eficiência na oferta de serviços básicos de saúde à população.
No entanto, em 2021 os índices começaram a despencar, em 2022 os índices alcançados pela gestão Samuel Souto, apontaram uma mudança alarmante. O município, que já havia ocupado a 1ª posição na região e a 3ª no estado, viu sua classificação despencar para a 5ª posição no Seridó e a 35ª no âmbito estadual.
A situação se agravou ainda mais em 2023, com a divulgação dos dados recentes. Ouro Branco agora ocupa a 7ª colocação na região Seridó, caindo ainda mais no ranking estadual para a posição 69ª. Essa queda acentuada acende um alerta para a população, que começa a questionar a competência da atual gestão municipal na manutenção da qualidade dos serviços de saúde.
SOBRE O PREVINE BRASIL
O programa foi lançado para mudar a forma como o Governo Federal distribui recursos aos municípios para cuidar de mais brasileiros no SUS
O programa Previne Brasil promove uma verdadeira reestruturação na forma que o Governo Federal distribui recursos para os municípios. Agora, ganha mais quem cuida mais da saúde dos brasileiros .
Diante da clara ingerência por parte da gestão Samuel Souto, a população se vê diante de uma situação alarmante. As autoridades devem tomarem providências urgentes para reverter esse cenário, assegurando que Ouro Branco retome seu papel de destaque na oferta de saúde básica com qualidade à comunidade.
FONTES:
Ranking Resultado Previne Brasil – Rio Grande do Norte by OB News on Scribd
Ranking Resultado Previne Brasil–Região Seridó by OB News on Scribd
A manutenção de uma saúde pública eficiente é crucial para o bem-estar da população e o desenvolvimento sustentável do município. Além da queda na qualidade na saúde no município, a população de Ouro Branco–RN, também sofre com a falta de medicamentos essenciais que deveriam ser fornecidos pela Farmácia Básica do município.