20.8 C
Ouro Branco

projeto oferece aulões para pessoas privadas de liberdade em Natal

Anúncios

Getting your Trinity Audio player ready...

Em uma ação que une educação popular e políticas de reinserção social, o Escritório Social do Rio Grande do Norte, em parceria com a Rede Emancipa, iniciou nesta sexta-feira (29) uma série de aulões preparatórios para o ENEM PPL 2025. As atividades gratuitas, buscam fortalecer o processo de aprendizado de pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema prisional, reforçando o direito à educação como caminho de autonomia e cidadania.

Com 63 inscritos para a edição deste ano do exame, que será aplicado nos dias 16 e 17 de dezembro, o projeto oferece duas aulas intensivas. A primeira dedicada à Língua Portuguesa e Redação, e a segunda ao conteúdo de Matemática. Ambas ocorrem na sede do Escritório Social, no bairro de Lagoa Nova, em Natal.

Coordenador da ação, o educador popular Miguel Carcará destaca a importância do projeto para a construção de novos caminhos dentro e fora do ambiente prisional. Em entrevista, ele reforça que os aulões têm papel estratégico na promoção da cidadania:

“Assim, há uma importância muito grande realizar esse tipo de atividade para incentivar a reassocialização dessas pessoas no âmbito educacional e na própria sociedade também, no mercado de trabalho, já que a gente está falando sobre direitos. Então, realizar esse tipo de atividade é falar sobre direitos e deveres também com essas pessoas e esse público”, relata.

Segundo Miguel, a ação foi construída de maneira colaborativa entre o Escritório Social, a Rede Emancipa e a CEAP, unindo profissionais voluntários e uma proposta pedagógica voltada para o fortalecimento da autonomia dos participantes.

“Acho que essa é uma das maiores importâncias que tem: trazer novamente essas pessoas para o âmbito educacional, dialogar com elas através dessa ferramenta”, explica.

O primeiro aulão acontece neste sábado(29), das 13h às 17h, com a professora Ana Clara ministrando os conteúdos de Língua Portuguesa e Redação. O segundo, marcado para o dia 13 de dezembro, das 9h às 13h, será conduzido pelo professor João Vitor e focará em Matemática, poucos dias antes da aplicação do exame.

O ENEM PPL, voltado exclusivamente para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa, é considerado uma das principais portas de entrada para o ensino superior e técnico, além de ampliar possibilidades no mercado de trabalho após o cumprimento da pena.

Cada participante que comparecer presencialmente receberá certificado de 4 horas por aulão. Para agilizar o processo, os inscritos foram orientados a enviar o nome completo ao grupo de comunicação da equipe organizadora.

Os encontros acontecem no Escritório Social do RN, que presta assistência a egressos do sistema prisional e suas famílias. O espaço fica por trás da Arena das Dunas, na subida da Prudente de Moraes, vizinho ao Ginásio DEDÉ, em Lagoa Nova.

Parceira do projeto, a Rede Emancipa é um movimento social de educação popular presente em diversas regiões do país. No Rio Grande do Norte, atua de forma voluntária, oferecendo preparação para exames, formação crítica e ações culturais.

A organização reforça sua missão:

“Como movimento social de educação popular, acreditamos na educação como prática de liberdade.”

Interessados em conhecer mais sobre o Emancipa podem procurar o coletivo pelas redes sociais.

SAIBA+

Cursinho popular em Natal faz preparação para concurso da Sesap



Confira o conteúdo original aqui!

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos