15.4 C
Ouro Branco

Vinagre de maçã: confira os benefícios do consumo para a saúde

Anúncios

O vinagre de maçã possui benefícios que vão muito além de temperar a comida. O consumo garante vantagens para o funcionamento do corpo, como melhorar o processo digestivo e auxiliar na perda de peso.

A nutricionista Talyta Machado, que atende em Brasília, explica que o vinagre de maçã pode ser usado como aliado no controle do colesterol e dos triglicerídeos. “Alguns benefícios do vinagre de maçã já estão comprovados pela ciência, o consumo diário melhora a resistência à insulina, reduz os níveis de colesterol e de triglicerídeos”, explica.

Talyta destaca que o vinagre de maçã é um alimento funcional, mas não deve levar o título de milagroso. “É um alimento que precisa ser utilizado de forma equilibrada. A maioria dos estudos usa uma quantidade equivalente a 15 ml por dia, que equivale a uma colher de sopa. O alimento, qualquer um, precisa estar em uma rotina voltada para a promoção da saúde”, afirma.

Veja benefícios garantidos pelo consumo do vinagre de maçã:

Equilibra a microbiota

O vinagre de maça possui ação antimicrobiana, que ajuda o corpo a reequilibrar a microbiota intestinal. Também chamado de disbiose intestinal, o desequilíbrio da microbiota intestinal tem como principais sinais mau hálito, constipação, diarreia e dor no estômago.

Melhora a digestão

O vinagre de maça contém pectina em sua formulação, a substância funciona como um prebiótico natural. A pectina é uma fibra solúvel que facilita a formação do bolo alimentar e, consequentemente, melhora o trânsito intestinal.

Ajuda a emagrecer

O consumo regular de vinagre de maça mostrou resultados em pesquisas feitas com adultos com obesidade e sobrepeso. Por ser rico em ácido acético, ele controla os níveis de glicose e insulina no sangue, prolongando a saciedade e inibindo a fome.

Talyta completa dizendo que o vinagre de maçã é uma estratégia complementar. “É importante ressaltar que, por mais que existam benefícios, a pessoa não pode colocar toda a confiança dela em uma simples colher de sopa de vinagre de maçã. Ela tem que ter consciência de que a estratégia é apenas complementar”, afirma.

Como utilizar o vinagre de maçã

O vinagre de maçã pode ser usado diretamente em saladas ou diluído em água. Para obter os benefícios, a quantidade ideal de vinagre de maça corresponde a duas colheres de sopa por dia.  Caso opte por beber o vinagre de maçã, a indicação é usar um canudinho, pois, mesmo diluído, ele pode danificar o esmalte dental.

Quais são as precauções?

A nutricionista recomenda que seja utilizado o vinagre de maçã orgânico para maiores benefícios, pois terá uma quantidade maior de compostos bioativos, que são responsáveis pelos efeitos benéficos.

Ela aponta ainda que os benefícios e segurança são do vinagre puro, nas quantidades citadas. Cápsulas de vinagre não são indicadas. Além disso, é essencial ter um acompanhamento nutricional.

Pessoas com problemas estomacais, como gastrite e refluxo, devem evitar o consumo de vinagre de maça. Além disso, não é indicado consumir o produto em jejum, uma vez que ele tende a aumentar a acidez do estômago.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos