16.3 C
Ouro Branco

Vídeo: Piloto de jato de combate faz manobra em baixa altitude, e aeronave explode

Anúncios

Piloto ejetou da aeronave e foi resgatado pela Força Aérea em um rio, mas não resistiu aos ferimentos

Uma tentativa de manobra inspirada no sucesso do cinema “Top Gun” culminou em um acidente aéreo na semana passada, em Chattogram, Bangladesh. Ao realizar três giros em baixa altitude, o piloto Muhammad Asim Jawad, de 32 anos, precisou ejetar do avião quando a fuselagem do Yakovlev Yak-130 raspou na pista. Com o co-piloto, Sohan Hasan Khan, Muhammad ejetou da aeronave.

Os dois foram resgatados com vida no rio Karnaphuli por uma equipe da Força Aérea e da Marinha, com ajuda de pescadores locais. Fontes da imprensa britânica afirmam que Muhammad morreu no hospital após o resgate. Já Sohan segue internado em estado crítico de saúde. As imagens foram gravadas por câmeras de segurança e mostram quando fumaça e faíscas são emitidas pelo caça antes de Muhammad decolar na pista.

A aeronave foi recuperada e o Departamento de Relações Públicas Interserviços (ISPR) de Bangladesh alegou em comunicado que o jato havia apresentado falha mecânica, o que determinou a queda. Ainda conforme a pasta, os pilotos teriam tentado levar o caça para longe da área mais densamente populada da cidade.

No entanto, conforme uma fonte relatou à mídia britânica, as imagens das câmeras de segurança podem indicar que o acidente foi causado pela manobra de risco empregada pela dupla que pilotava o jato.

“Imagens obtidas recentemente na área da pista contradizem esta afirmação da Força Aérea, com uma sequência onde a aeronave tenta realizar três movimentos consecutivos de aileron a uma altitude perigosamente baixa, quase colidindo com a pista no processo. O jato raspa na pista em alta velocidade, o que causa danos à fuselagem e um princípio de incêndio. Aos 19 segundos, é possível perceber em análise desacelerada que fragmentos se desprendem do avião à medida que ela ricocheteia e decola”, disse a fonte ao Daily Mail.

Conhecido por ser um procedimento que exerce enorme força G no corpo, a ejeção de um aeronave pode resultar em perda temporária da consciência.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos