20.2 C
Ouro Branco

Tribunal da Espanha investiga se apagão elétrico foi causado por ciberataque

Anúncios

Getting your Trinity Audio player ready...

O juiz do Tribunal Nacional espanhol José Luis Calama divulgou nesta terça-feira (29) que foi iniciada uma investigação para apurar se o apagão da rede elétrica ocorrido na segunda pode ter sido causado por um ciberataque às infraestruturas do país. De acordo com o magistrado, tal ataque configuraria crime de terrorismo.

O anúncio foi feito logo após a empresa responsável pela gestão da rede elétrica de Espanha descartar a possibilidade de um ato de sabotagem à companhia. “Com as análises que pudemos realizar até agora, podemos descartar um incidente de cibersegurança nas instalações da Red Elétrica (REE”, declarou o diretor de operações da empresa, Eduardo Prieto.

O diretor da REE informou que a empresa trabalhou desde segunda-feira com o Instituto Nacional de Cibersegurança da Espanha, em parceria com o Centro Nacional de Inteligência.

Ontem à noite, o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, admitiu que não está descartada nenhuma hipótese sobre o apagão na Península Ibérica. “Nunca tinha acontecido uma queda a zero do sistema”, afirmou.

“O que provocou esse desaparecimento súbito do abastecimento” é algo que os especialistas ainda não conseguem explicar, completou Sánchez.

O apagão também afetou Portugal e o sul da França.

*Com informações da Lusa

Confira o conteúdo original aqui!

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos