Getting your Trinity Audio player ready...
|
Apesar de não ter planos oficiais para evacuação no momento…
A Embaixada do Brasil em Tel Aviv, Israel, deu início ao processo de identificação dos brasileiros que desejam sair do país, em razão do recente conflito com o Irã, iniciado dia 13 de junho. Em um alerta consular divulgado hoje (20) a representação diplomática disse que monitora os efeitos dos ataques de mísseis e demais projéteis contra o território israelense e divulgou um formulário para preenchimento dos brasileiros em Israel.
Em Tel Aviv, Israel, um Embaixada do Brasildeu início a etapa de identificação dos brasileiros que desejam sair do país, referente ao recente conflito com o Irãiniciado dia 13 deste mês. Foi divulgado um alerta consular hoje (20) a representação diplomática disse que monitora os efeitos dos ataques de mísseis e demais projéteis contra a terra israelense, a Embaixada divulgou também um formulário para preenchimento dos brasileiros que desejam sair do Território Israelense. Além disso, diz que os brasileiros que têm o intuito de deixar Israel através de fronteiras terrestres deverão fazê-lo por meios próprios.
“De modo a permitir a identificação e localização atualizadas de brasileiros que se encontram em Israel e que tenham intenção de deixar o país, a embaixada solicita que seja preenchido o formulário abaixo indicado”, Compromisso ou declaração
O formulário deve ser respondido por pessoa, independentemente da idade — “não há um plano para eventual operação de repatriação ou evacuação de brasileiros a partir de Israel.” destaca a Embaixada do Brasil.
A embaixada orienta avaliar os riscos da empreitada e seguir, com muita atenção, às regras de segurança e a eventuais exigências de visto nos países para os quais irão se deslocar. “A assistência consular possível nesses casos é limitada”diz o comunicativo, também foi estabelecido por esse comando os horários de funcionamento dos postos de fronteira e restrições de segurança, que podem ser alterados a qualquer momento, de acordo com a evolução do cenário de segurança.
Embora tenha sido divulgado o formulário, o Aeroporto de Ben-Gurionconsiderado o mais importante de Israel, e o espaço aéreo israelense permanecem fechados a todos os voossem previsão de reabertura, exceto para voos com permissão prévia excepcionalde forma concedida pela Autoridade de Aviação Civil de Israel (ICAA) e pelo centro de operações do respectivo aeroporto internacional. Neste instante, os postos de fronteiras encontram-se operacionais, seguindo horários determinados e que podem ser examinados na página que traz informações sobre pagamento de taxas e demais considerações.
Localizada em Tel Aviv, a Embaixada do Brasil insiste ainda o Alerta Consular, em vigor desde outubro de 2023, que recomenda evitar viagens não essenciais a Israel.
*Com informações do Agência Brasil