13.9 C
Ouro Branco

UFRN fica em segundo lugar entre federais do Nordeste em ranking internacional

Anúncios

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi classificada como a segunda melhor instituição de ensino superior de todo o Nordeste, segundo a mais recente 20ª edição do Webometrics Ranking of World Universities, que classifica as universidades com base em iniciativas de transparência, excelência e visibilidade.

No ranking nordestino, a liderança ficou com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), seguida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na terceira posição.

No Brasil, a UFRN ficou em 12º lugar. A melhor instituição brasileira, de acordo com o levantamento, é a Universidade de São Paulo (USP), que figura como a 71º melhor na categoria em todo o mundo.

Apenas duas instituições potiguares estão listadas pelo Webometrics Ranking of World Universities. Além da UFRN, o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) também é citado, ficando com o 87º lugar no país.

O levantamento, que avalia instituições de ensino em todo o mundo, utiliza uma metodologia abrangente composta por três métricas principais: visibilidade, transparência e excelência.

A visibilidade mede o impacto online relacionado à instituição, como as citações dos autores mais relevantes da universidade, enquanto a excelência refere-se ao número de pesquisas entre as 10% mais citadas em diversas disciplinas.

METODOLOGIA – O ranking baseia-se em três indicadores: Visibilidade, que avalia o número de redes externas que conduzem às páginas web da instituição; Transparência, que considera o número de citações dos 310 melhores autores da instituição (excluindo os 20 primeiros); e Excelência acadêmica, que avalia o número de artigos entre os 10% mais citados em 27 áreas, em um período de cinco anos (2018 a 2022).

O Cybermetrics Lab, organização responsável pelo ranking Webometrics, é vinculado ao Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), agência pública de fomento à pesquisa científica e tecnológica da Espanha.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos