12.1 C
Ouro Branco

Sesap inicia distribuição de repelentes para gestantes do RN

Anúncios

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) iniciou a distribuição de cerca de 48 mil unidades de repelentes para gestantes. A entrega está destinada exclusivamente às mulheres no primeiro trimestre de gravidez e que realizam o seu pré-natal na atenção primária da rede SUS.

A medida é mais uma ação de prevenção e vigilância das síndromes congênitas associadas à infecção pelo Zika vírus, com um investimento de aproximadamente R$ 280 mil por parte da Sesap. “A aquisição dos repelentes é uma estratégia extremamente eficaz no combate as arboviroses, principalmente na garantia da proteção das gestantes, para evitar o contato com o Aedes aegypti transmissor do vírus Zika e assim prevenir as síndromes congênitas associada à infecção por este vírus”, explicou Diana Rêgo, coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap.

As Unidades Regionais de Saúde Pública (URSAPs) estão fazendo a retirada dos repelentes na Unicat, em Natal, para distribuir aos municípios. O quantitativo para cada cidade foi feito com base na estimativa de nascidos vivos e mulheres gestantes cadastradas no pré-natal do SUS no RN. As gestantes devem procurar a secretaria de saúde de seu município para receber o repelente.

“Ressaltamos que as ações de prevenção e promoção à saúde reduzem os custos com a assistência, sendo de suma importância que as Regiões de Saúde realizem o monitoramento das notificações e investigações dos casos de zika em gestantes”, completou a coordenadora.

A principal forma de transmissão da infecção pelo vírus Zika em mulheres grávidas é através da picada pela fêmea do mosquito Aedes aegypti. A Síndrome Congênita associada à infecção pelo vírus Zika (SCZ) compreende um conjunto de anomalias congênitas que podem incluir alterações visuais, auditivas e neuropsicomotoras que ocorrem em indivíduos (embriões ou fetos) expostos à infecção pelo vírus Zika durante a gestação.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos