11.6 C
Ouro Branco

Robinson marca filiação ao PP, e PL vai perder metade da bancada federal eleita no RN

Anúncios

Getting your Trinity Audio player ready...

A saída do deputado federal Robinson Faria do PL está confirmada. Robinson está de malas prontas para o PP, e terá sua filiação confirmada em 10 de junho em evento em Brasília. Com isso, o PL perderá metade da bancada de deputados federais eleita em 2022 no Rio Grande do Norte.

O evento terá a presença do presidente nacional do PP, o senador e ex-ministro-chefe da Casa Civil do governo Bolsonaro, Ciro Nogueira. No Rio Grande do Norte, o PP é comandado por João Maia. Já o PL, sigla que Faria está deixando, está sob as mãos de Rogério Marinho.

O PL manteve a bancada federal eleita em 2022 por pouco menos de dois anos. O primeiro a sair foi justamente João Maia — que era o líder do PL-RN à época, em outubro de 2023. Antes de confirmar a entrada no Progressistas, Maia entrou com uma ação na Justiça Eleitoral para se desfiliar da antiga sigla. Uma das justificativas foi que “a convivência partidária ficou insustentável”.

A anuência foi dada pelo presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. O dirigente contou nos autos que “tomou conhecimento das divergências doutrinárias e políticas existentes”, o que “torna insustentável sua permanência em nossa agremiação e justificaria sua desfiliação de nossos quadros de filiados”.

No documento, Valdemar ainda informou que a manutenção do parlamentar nos quadros do partido “causará indiscutivelmente constrangimentos de natureza política para ambas as partes”, razão pela qual o PL não tentou manter o mandato. Robinson Faria seguiu caminho semelhante, e entrou com ação judicial de desfiliação partidária no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda em maio do ano passado, mas segue oficialmente nos quadros do PL até o momento — a novidade, agora, é que já há data marcada para sair. Os remanescentes na bancada federal do PL são os deputados General Girão e Sargento Gonçalves.

Recentemente, Faria foi pressionado por não ter assinado, inicialmente, o requerimento de urgência do projeto de lei da anistia para os golpistas condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. Ele mudou de ideia depois da pressão, anunciou que assinaria o pedido e se juntou à ala da bancada potiguar que defende o perdão àqueles que tentaram derrubar a democracia após a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022.

Saiba Mais

Robinson sairá e PL vai perder metade da bancada federal eleita no RN

Pressionado, Robinson Faria assina urgência do projeto para anistiar golpistas de 8/1

Após deixar sigla de Bolsonaro, João Maia marca filiação ao PP de Beto Rosado

João Maia alega “convivência partidária insustentável” para sair do PL de Rogério Marinho

Confira o conteúdo original aqui!

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos