24 C
Ouro Branco

PT apresenta ação para derrubar privatização da Sabesp

Anúncios

O diretório estadual do PT em São Paulo protocolou nesta quinta-feira (14) uma ação direta de inconstitucionalidade contra o projeto de privatização da Sabesp aprovado pela Assembleia Legislativa. O pedido foi apresentado ao Tribunal de Justiça.

A ação apresenta os seguintes argumentos:

  • 1) Violação ao devido processo legislativo.

“Houve supressão de debate em algumas comissões, como a de meio ambiente ou a de administração pública, cujas competências são fundamentais para que sejam enfrentadas integralmente as consequências da medida proposta pela Administração. Também o debate nas comissões de Constituição e Justiça, Infraestrutura e Orçamento foi feito de modo conjunto”, diz a ação.

  • 2) Violação da Constituição do Estado

O partido aponta que o debate deveria ter sido feito por PEC não por PL. “Evidentemente que, ao autorizar a desestatização da Sabesp por meio de alienação da sua participação societária, inclusive de controle acionário, a Lei impugnada trata de objeto inconstitucional, pois viola diretamente previsão da CE/89 acerca do controle acionário do serviço de saneamento pela Administração Pública”, afirma.

Também coloca que o conteúdo material da norma impugnada ofende concomitantemente os ideais constitucionais paulistas de moralidade, razoabilidade, finalidade, motivação, bem como o interesse da administração pública, de forma patente, pelo que a declaração da sua inconstitucionalidade é devida e necessária.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos