15.4 C
Ouro Branco

Pratos com carne de sol e queijo são a atração do Festival Gastronômico de Caicó

Anúncios

O Festival Gastronômico de Caicó 2023 tem data marcada e acontecerá em duas etapas: de 22 de outubro a 02 de novembro, a programação será nos restaurantes da cidade; nos dias 03 e 04 de novembro, o Festival acontece na praça pública. A agência Referência, promotora do evento, divulgou no Instagram @festivalgastronomicodecaico os regulamentos para as inscrições do Concurso Gastronômico e do Circuito de Restaurantes.

Os interessados em participar do Festival Gastronômico deverão criar receitas inéditas com, pelo menos, três ingredientes obrigatórios: carne de sol, um dos queijos característicos de Caicó (queijo de coalho e/ou queijo de manteiga) e um terceiro ingrediente típico do estado do Rio Grande do Norte. O prato deverá se enquadrar em uma das três categorias: entrada/petiscos, prato principal ou sobremesa.

“O Festival Gastronômico de Caicó 2023 tem como propósitos a valorização da gastronomia local e regional, o aprimoramento e aperfeiçoamento de técnicas e o incentivo à competitividade, resultando em uma troca rica de culturas, experiências, diversidades, saberes e sabores”, destaca Diego Vale, diretor da agência Referência.

As inscrições para o Concurso Gastronômico seguem até o próximo dia 10 de outubro. Serão selecionados três finalistas para cada categoria, que produzirão suas receitas ao vivo, diante de cinco jurados profissionais, na Cozinha Show que será montada na praça. O concurso é aberto para participação de qualquer pessoa que gosta de cozinhar, não sendo restrito para profissionais ou estudantes de gastronomia, nem apenas para caicoenses.

Já na programação do Circuito de Restaurantes, os pratos inscritos serão avaliados por júri popular. Os estabelecimentos de alimentos e bebidas que se inscreverem no Festival, comercializarão os pratos inéditos e os consumidores darão as notas definindo os campeões. A organização divulgará o roteiro de estabelecimentos participantes e seus pratos para estimular que a população visite os restaurantes no período do Festival.

“Restaurantes, lanchonetes, padarias, hamburguerias, pizzarias, espetinhos, bares, docerias, sorveterias, açaiterias, qualquer estabelecimento de alimentos e bebidas pode se inscrever, basta ser criativo e desenvolver uma receita inédita com os três ingredientes obrigatórios”, explica o Chef Pablo Medeiros, da organização do Festival.

O evento é uma realização da Agência Referência, com apoio do Sebrae, Universidade Potiguar e FESPEG. O patrocínio é do Programa Cultural Câmara Cascudo, Fundação José Augusto, Governo do RN, Supermercado União – Rede Seridó, Queijaria Dona Gertrudes, Armazém Zezão, IROC – Instituto Radiológico Oral de Caicó, Slup Sorvetes e Eletrocenter.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos