14.7 C
Ouro Branco

OURO BRANCO: Operação Carro-Pipa é suspensa no município e Vereador luta para que a gestão regularize situação

Anúncios

O município de Ouro Branco, a 274 quilômetros de Natal, ficou de fora da Operação Carro-Pipa, do Governo Federal, programa que leva água potável a famílias cadastradas que moram em localidades afetadas pela seca.

A exclusão, foi denunciada na quinta-feira, dia, 26 de janeiro de 2023, pelo vereador Marcos Costa, o edil usou o espaço concedido pelo radialista Marcos Dantas, em seu programa “Panorama 95” e relatou, que buscou informações junto ao Exército Brasileiro, no intuito de saber por qual motivo o município ourobranquense não estava credenciado na Operação Carro-Pipa.

Denúncia feita pelo vereador Marcos Costa, sobre a Operação Carro Pipa em Ouro Branco, ouça o áudio:

Acudindo o clamor da população, Marcos Costa, investigou e descobriu que a gestão não está regularizando a documentação solicitada pelo exército para credenciamento de Ouro Branco. Sem a água distribuída pelo Exército, moradores da zona rural cadastrados no programa do Governo Federal precisam comprar carregamentos por até R$ 250.

Mais uma vez a gestão do município de Ouro Branco falhou em suas ações políticas. Inclusive, por causa da suspensão no município, pipeiros que fornecem água a Ouro Branco, já estão desistindo de esperar e tem ofertado seus equipamentos a outros municípios.

Situação de Emergência

Apesar de o Prefeito Samuel de Souto, ter decretado Situação de Emergência nas áreas afetadas por estiagem prolongada, devido à redução das reservas hídricas e do acesso à água potável, o mais recente descaso de sua gestão, foi quanto ao Programa Emergencial de Distribuição de Água, conhecido como Operação Carro-Pipa. De acordo com informações repassadas ao Portal OBNews, o município perdeu acesso ao programa, por falta de documentação.

DECRETO Nº 013, DE 29 DE NO… by OB News

Tentativa de Justificar a ingerência

Tentando justificar a ingerência da gestão e a repercussão negativa, o Secretário da pasta da agricultura, Genilson “Turica” Jerônimo, gravou um vídeo sustentando que o município estava regular, mas piorou a situação quando revelou que o município vem fornecendo água à população sem certificação de potabilidade.

De fato, no website da transparência da Operação Carro-Pipa, que fornece consulta das informações relativas aos municípios atendidos pelo Exército, não consta o município de Ouro Branco, comprovando a versão do Vereador Marcos Costa, sobre a tentativa de justificativa do secretário Turica.

Relação de Municípios do Rio Grande do Norte, credenciados na Operação Carro-Pipa

RN Relação de municípios Cadastrados na operação Carro Pipa by OB News on Scribd

Em tempos, Várzea-PB, vizinha a Ouro Branco, conta com dois veículos em operação.

Financiada pelo Exército Brasileiro, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a Operação Carro-Pipa leva água potável à população ourobranquense há mais de 20 anos. O programa é desenvolvido juntamente com a Defesa Civil municipal, da qual Turica também faz parte.

Até o fechamento dessa matéria, Ouro Branco, não constava na lista de municípios credenciados na Operação Carro-Pipa.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos