Na tarde de terça-feira (14), o Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao primeiro semestre de 2023.
Ao todo, 205.177 candidatos se inscreveram para concorrer a 67.301 vagas em instituições particulares de ensino superior.
A partir desta quarta-feira (15), os estudantes selecionados deverão procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento na instituição de ensino para complementar a inscrição, tendo até o dia 17 de março para fazê-lo.
A classificação é feita em ordem decrescente, baseada nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em outras regras do processo seletivo. Medicina, direito, enfermagem, odontologia e psicologia foram os cursos mais procurados.
Lista de espera
Os candidatos que não foram selecionados agora estarão automaticamente na lista de espera do Fies, para disputar as vagas que não foram preenchidas. Esses candidatos devem ficar atentos às convocações, acessando o sistema de inscrição do programa.
A convocação da lista de espera será feita entre 21 de março e 18 de maio.
O que é o Fies, programa financiado pelo MEC
O Fies é um fundo que concede financiamento para estudantes com renda bruta familiar per capita de até três salários mínimos, a fim de que possam estudar em instituições privadas. O estudante deverá pagar as prestações após o encerramento do curso, calculadas de acordo com o limite de renda, sem cobrança de juros.