29 C
Ouro Branco

Lula se reúne com ministras, Justiça suspende decisão que afastou presidente da Apex e mais de 26 de maio

Anúncios

A reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com as ministras Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, e Sonia Guajajara, dos Povos Indígenas, e a suspensão da decisão que afastou Jorge Viana do cargo de presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) estão entre os destaques desta sexta-feira (26).

Lula se reúne com Marina e Sonia Guajajara após derrotas impostas pelo Congresso na área ambiental

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne na manhã desta sexta-feira (26) com as ministras Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, e Sonia Guajajara, dos Povos Indígenas. A reunião ocorre após uma ofensiva do Legislativo contra a agenda de proteção ambiental e de povos tradicionais.

Também devem participar do encontro os ministros Alexandre Padilha, das Relações Institucionais; Rui Costa, da Casa Civil; Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República; Esther Dweck, da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, além de líderes do governo no Congresso Nacional.

Nos últimos dias, os parlamentares retiraram atribuições dos ministérios comandados por Marina e Sonia Guajajara, aprovaram uma medida provisória que afrouxa regras de proteção da Mata Atlântica e deram aval para que tramite em regime de urgência um projeto que pode dificultar a demarcação de terras indígenas.

Justiça suspende decisão que afastou Jorge Viana da presidência da Apex

A justiça suspendeu, nesta quinta-feira (25), a decisão da 5ª Vara Cível Federal do Distrito Federal que havia afastado Jorge Viana do cargo de presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A sentença é do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), que acolheu o pedido da Advocacia-Geral da União (AGU).

A decisão concorda com a preocupação manifestada pela AGU de que o afastamento de Viana do cargo poderia gerar prejuízo para o fomento das exportações brasileiras. O documento foi assinado pelo vice-presidente do TRF-1, Marcos Augusto de Souza.

Na segunda-feira (22), a justiça anulou a posse de Viana no cargo, atendendo pedido movido pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que acusava o político filiado ao PT de ter alterado o estatuto da agência para que a fluência na língua inglesa não fosse mais exigida para exercer a presidência.

Ex-diretor da PRF prepara defesa com slides sobre blitze nas eleições de 2022

O ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques fez um levantamento de operações da corporação durante anos anteriores para alegar que não houve tratamento diferenciado no segundo turno das eleições presidenciais de 2022, entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

CNN teve acesso com exclusividade ao material, com ao menos 20 slides, em que Vasques apresenta dados da operação e compara com ações de anos anteriores e motivos pelos quais o Nordeste teve mais abordagens a ônibus.

O documento será apresentado à Polícia Federal (PF), que investiga possível abuso de poder político da PRF nas ações do ano passado. O ex-diretor Silvinei Vasques prestará depoimento como um dos últimos ouvidos no inquérito.

Ex-chefe da PF na Bahia diz que Torres pediu operação conjunta com PRF, mas negou porque “achava inadequado”

O delegado de Polícia Federal Leandro Almada, superintendente da PF na Bahia no ano passado, prestou depoimento aos investigadores em Brasília e afirmou que houve pedido para atuação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas blitze no estado no segundo turno das eleições de 2022.

CNN teve acesso ao depoimento de Almada, considerado um dos principais na investigação que apura a ação da PRF em bloqueios em cidades do Nordeste no segundo turno das eleições. A região era onde Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tinha vantagem eleitoral.

O pedido de atuação conjunta da PF com a PRF, segundo Almada, partiu do então ministro da Justiça, Anderson Torres, e Márcio Nunes, então diretor-geral da PF.

Vídeo mostra navio de reconhecimento russo sendo atingido por embarcação não tripulada

O navio de reconhecimento russo Ivan Khurs foi aparentemente atingido por uma embarcação de superfície não tripulada no Mar Negro, como mostra um novo vídeo, contestando uma reivindicação de Moscou, que disse na quarta-feira (24) ter conseguido impedir um ataque ucraniano à embarcação.

Imagens compartilhadas pelo Ministério da Defesa ucraniano nas redes sociais na quinta-feira (25) e analisadas pela CNN pareciam mostrar os momentos antes do impacto.

O vídeo é filmado de uma câmera colocada na embarcação de superfície. Ele mostra a embarcação se aproximando de uma nave maior em alta velocidade.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos