19.5 C
Ouro Branco

Governo federal testa projeto contra facções no RN

Anúncios

Getting your Trinity Audio player ready...

Pelo menos 32 pessoas foram presas durante a Operação Território Seguro, realizada pelas forças de segurança estaduais e federais em 15 de outubro, na Zona Oeste de Natal. A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Segurança do Estado (Sesed) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, que começou fez o primeiro teste de um projeto-piloto contra facções no Nordeste.

A iniciativa, que também tem parceria com a Universidade de São Paulo (Usp), prevê a retomada de territórios através de força policial, com a prisão de lideranças e a disponibilização de serviços de Justiça, Assistência Social, Defensoria, saúde e educação.

Em Natal, atuaram no cumprimento das ordens judiciais 83 equipes e mais de 330 profissionais da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Científica, Polícia Penal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Ministério Público Estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO). Pela primeira vez, durante a ação, foram utilizados os dois helicópteros da PM de maneira simultânea.

Além dos mandados de prisão, também foram efetuadas prisões em flagrante nos bairros da capital, Região Metropolitana e do interior, com foco principal na Zona Oeste de Natal com o objetivo de desarticular cadeias de comando do tráfico. Ao todo, foram apreendidos mais de três quilos de drogas (maconha e cocaína), quatro armas de fogo, mais de 100 munições de diversos calibres, celulares e R$ 1.804 em dinheiro.

Material apreendido I Foto: Sesed

Para realizar a operação foi elaborado um mapeamento da geografia da Zona Oeste da cidade, inclusive, das áreas de mata.

Segundo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, os primeiros resultados da estratégia devem ser divulgados apenas em dezembro. Caso o projeto dê certo, a proposta é multiplicar a iniciativa em outras áreas onde há presença do tráfico.

Os articuladores explicam que o projeto é a combinação de pesquisa científica e diálogo com a sociedade civil. O Ministério da Justiça trabalha na proposta desde março deste ano. A iniciativa se tornou destaque na edição desta quarta (05) do jornal O Globoque ressaltou o fato da iniciativa começar pelo Rio Grande do Norte, estado comandado pelo PT, como forma de vencer a resistência de alguns governadores.

Imagem: reprodução O Globo

Confira o conteúdo original aqui!

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos