Governo autoriza entrada de militares norte-americanos no Brasil para treinamento com o Exército

O governo brasileiro autorizou o ingresso e permanência temporária de forças militares dos Estados Unidos em território nacional para participar de exercício conjunto com o Exército. A autorização, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (19).

Os militares vão participar de um treinamento chamado CORE 23, entre os dias 24 de outubro e 20 de novembro. O exercício será realizado em Belém, no Pará, e nos municípios de Ferreira Gomes, Macapá e Oiapoque, no Amapá.

A autorização trata da entrada de 294 militares norte-americanos, além de “armamentos, acessórios, munições, optrônicos, dispositivos ópticos, sensores e equipamentos de comando, controle de comunicação”.

Em maio, uma comitiva de militares dos Estados Unidos visitou o Comando Militar do Norte (CMN) para avaliar as condições estruturais e de suprimentos relacionados à saúde e alimentação.

De acordo com o Exército Brasileiro, durante a Operação CORE 23 as duas forças militares pretendem fazer intercâmbio de experiências sobre técnicas, táticas e procedimentos de defesa. O principal objetivo do exercício é promover a integração e estreitar a cooperação militar entre os países.

Desde janeiro, o Exército tem promovido operações combinadas com as forças militares de outros países. Uma delas foi realizada em parceria com a Força Armada Francesa. Na Argentina, uma outra atividade reuniu os exércitos dos dois países para ações envolvendo paraquedistas, aeromóveis e blindados.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Portal Ouro Branco Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading