15.3 C
Ouro Branco

Explosão em tanque de petróleo deixa quatro feridos na Refinaria Abreu e Lima; vídeo

Anúncios

Uma explosão atingiu um tanque de petróleo na Refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, na tarde desta quinta-feira 25. De acordo com a Petrobras, quatro trabalhadores ficaram feridos no acidente, que aconteceu por volta das 15h30.

Um vídeo mostra as chamas subindo no momento da explosão (veja acima). O acidente aconteceu exatamente uma semana depois de o presidente Lula (PT) visitar a refinaria e anunciar a retomada de obras na unidade.

Segundo a Petrobras, a explosão aconteceu durante uma manutenção no tanque e foi causada por “um fagulhamento seguido de chama, rapidamente controlada”.

Os quatro trabalhadores feridos foram atendidos na refinaria e encaminhados para avaliação médica externa. Equipes internas da Rnest foram acionadas e atuaram para o controle da ocorrência.

Segundo funcionários que não quiseram se identificar, o acidente aconteceu num tanque cujo tipo é conhecido como “maracanã”.

Um dos feridos, um homem de 41 anos, foi levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Hapvida do Cabo de Santo Agostinho. A reportagem tentou, mas não obteve informações sobre o estado de saúde dele, porque a família não autorizou a divulgação.

Os outros três feridos foram transportados por ambulâncias da refinaria. O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Petróleo e Gás Natural (Sindipetro-PE/PB) afirmou que eles foram levados para o Hospital Dom Helder Câmara, também no Cabo de Santo Agostinho, e para o Hospital da Restauração, no Centro do Recife.

Dois deles, levados para o Hospital da Restauração, deram entrada na Unidade de Queimados, onde ficaram internados com quadro de saúde estável.

A Petrobras, por meio de nota, afirmou que “as causas serão investigadas e as unidades de produção da Refinaria operam normalmente, sem outros impactos”.

O presidente Lula esteve em Pernambuco no dia 18 de janeiro, quando participou da cerimônia de retomada das obras da Rnest.

O retorno das obras, paralisadas desde 2015 — desde o início das investigações da Operação Lava Jato — fazem parte do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A Petrobras pretende gerar 30 mil empregos e mais que dobrar a produção de óleo diesel no local, com investimento de até R$ 8 bilhões apenas na unidade pernambucana.

A previsão do governo federal e da Petrobras é aumentar a capacidade de processamento de barris de petróleo de 100 mil para 260 mil. Isso deve ocorrer em três grandes etapas. A primeira, já em 2025, vai aumentar a capacidade em 30 mil barris. As outras vão acrescentar mais 130 mil barris até 2028..

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos