Descaso: Prefeito Samuel deixa população de Ouro Branco sem atendimento fonoaudiológico


OUÇA A MATÉRIA

Segundo informações, desde dezembro de 2023, o fonoaudiólogo do município não realiza atendimentos, privando os cidadãos dos cuidados necessários.

Enquanto os índices de saúde do município despencam no ranking Previne Brasil, a qualidade da atenção primária à saúde deteriora-se rapidamente. A negligência do prefeito Samuel Souto com a saúde da população de Ouro Branco–RN atingiu níveis críticos, deixando famílias sem acesso aos serviços essenciais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

A situação é ainda mais preocupante quando observamos que a gestão municipal desrespeita os direitos constitucionais à saúde e à dignidade humana. As denúncias feitas ao Conselho Tutelar e ao Ministério Público estão sendo ignoradas, enquanto o prefeito utiliza táticas de procrastinação para adiar uma solução, prejudicando a população carente de Ouro Branco.

Print: Portal do Ministério Publico do Rio Grande do Norte

O prefeito Samuel Souto, ao invés de agir, optou pela inércia, deixando as famílias carentes que precisam dos serviços de Fonoaudiologia à mercê da própria sorte, obrigando-as a buscar atendimento em clínicas particulares, mesmo sem condições financeiras. Ainda em 2023, o Prefeito Samuel, também não realizou contratação de um fonoaudiólogo para substituir a fonoaudióloga do município, que ficou afastada em licença maternidade até junho de 2023, deixando a população sem atendimento fonoaudiológico durante esse período.

O serviço de fonoaudiologia em Ouro Branco, foi estabelecido em 2017 pela ex-prefeita Fátima Silva, um serviço essencial para a comunidade, oferecendo tratamento gratuito para uma variedade de necessidades de comunicação e saúde auditiva. No entanto, o descaso e a irresponsabilidade da atual gestão estão causando um impacto devastador no NASF municipal.

O serviço também realiza o teste da orelhinha, com a aquisição de aparelho específico pela ex-prefeita, desde 2020.

“É hora de o prefeito Samuel Souto assumir suas responsabilidades e tomar providências. A população de Ouro Branco, não pode mais ficar ao deus-dará, é crise na educação, na saúde e o prefeito continua nas redes sociais postando que está tudo mil maravilhas, enquanto isso a realidade é outra” Disse um cidadão indignado com a situação.

Esperamos que com a divulgação desta matéria, o prefeito se sensibilize e contrate um profissional fonoaudiólogo urgente, como diz um vereador aliado do prefeito “Que ele olhe com bons olhos” para os problemas enfrentados pela população ourobranquense.

FONTES:

https://www.diariomunicipal.com.br/femurn/materia/075F4FF7

https://ourobranco.rn.gov.br/post/1371/mais-um-equipamento-foi-adquirido-e-entregue-para-a-saude-municipal

https://ourobranco.rn.gov.br/post/1069/nova-fonoaudiologa-toma-posse-

https://consultapublica.mprn.mp.br/procedimento/630177

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Portal Ouro Branco Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading