15.8 C
Ouro Branco

Deputados eleitos tomam posse no plenário da Câmara

Anúncios

Em solenidade no plenário da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (1º), os deputados federais eleitos em 2022 tomaram posse. Do grupo de 513 parlamentares,  202 assumem o mandato pela primeira vez. A cerimônia, denominada “Sessão Preparatória”, antecede o período Legislativo que começa oficialmente na quinta-feira (2). 

Ao todo, os mandatos dos deputados duram por quatro anos.  No caso dos parlamentares que não puderam comparecer à cerimônia, a posse deve ocorrer em até 30 dias a partir do dia 1º. Caso seja apresentado requerimento, o prazo pode ser prorrogado pelo mesmo período.

Os oito ministros da atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que se elegeram como deputados federais também tomam posse. Entre eles, estão o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede). 

Pela tarde, às 16h30, começa a sessão destinada à eleição do novo presidente e da Mesa Diretora, responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Casa,  para o biênio 2023/2024. A Mesa Diretora compõe-se da Presidência (presidente e dois vice-presidentes) e da Secretaria — formada por quatro secretários e quatro suplentes.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos