14.8 C
Ouro Branco

Declaração Anual de faturamento do MEI deve ser enviada até 31 de maio

Anúncios

O mês de maio também é marcado por programação especial de apoio e valorização dos microempreendedores individuais. A programação promovida pelo Sebrae é gratuita

Os microempreendedores individuais (MEI) devem estar atentos para o prazo de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN- SIMEI), também conhecida como Declaração Anual de Faturamento. A declaração é obrigatória para quem abriu a empresa em 2023 ou nos anos anteriores e o prazo final vai até 31 de maio.

A declaração reúne os valores de faturamento com a venda de produtos e serviços prestados no ano passado. O ganho anual deve ser, no máximo, de R$ 81 mil ou proporcional ao mês de abertura do negócio.

A declaração é gratuita e on-line. Para realizar, basta acessar o Portal do Empreendedor. Depois selecionar a aba “Já sou MEI” e escolher a opção “Declaração Anual de Faturamento”. O MEI deverá preencher as informações sobre o valor do faturamento (ligadas ao comércio, indústria ou serviço) e se teve ou não funcionário durante o ano.

Em seguida será apresentado um resumo dos valores dos impostos pagos no período. Por último, é só clicar em transmitir. Nos casos de não movimentação ou faturamento, os campos de Receitas Brutas, Vendas e/ou Serviços devem ser preenchidos com o valor de R$ 0,00 – indicando que, de fato, não houve rendimentos.

A Declaração Anual de faturamento do MEI é realizada exclusivamente pela internet, no Portal do Empreendedor, contudo, os microempreendedores individuais que precisarem de ajuda podem contar com a equipe técnica qualificada para prestar quaisquer esclarecimentos e auxílio neste procedimento. O atendimento é gratuito e pode ser feito presencialmente em todas as Agências do Sebrae e Salas do Empreendedor, e pela Central de Relacionamento do SEBRAE (0800 570 0800), através de ligação ou WhatsApp.

O gerente da Agência Sebrae Grande Natal e analista técnico do Sebrae-RN, Thales Medeiros, alertou que erros ou omissões na hora da declaração podem resultar em consequências administrativas e financeiras.

A Central de Relacionamento do Sebrae está disponível 24h por dia, através do WhatsApp ou telefone pelo 0800 570 0800. E você pode encontrar o endereço das Agências e Salas do Empreendedor pelo site https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/faleconosco

Mês do MEI e programação especial

Neste mês de maio, marcado por obrigações específicas para o empreendedor, o Microempreendedor Individual (MEI) conta com benefícios adicionais. Em celebração ao mês dedicado ao apoio e valorização do MEI, o Sebrae do Rio Grande do Norte (Sebrae-RN) organizou uma série de atividades especialmente voltadas para este público. A iniciativa visa fornecer ferramentas e conhecimentos essenciais para fomentar o crescimento e a expansão dos negócios locais.

Durante o mês, o Sebrae-RN irá realizar uma série de eventos nas suas principais instalações, como a Agência Sebrae Grande Natal e a Loja do Empreendedor. Estas atividades foram desenhadas para abordar temas cruciais ao sucesso empresarial dos MEI, incluindo gestão financeira, acesso a crédito e estratégias de vendas.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos