14.8 C
Ouro Branco

Curta Caicó abre inscrições de filmes para a 6ª edição; Formação em cinema será um dos focos do festival

Anúncios

O cinema potiguar vive um momento de verdadeira efervescência. Além do reconhecimento internacional de curta como “Sideral”, a produção audiovisual vem crescendo em várias regiões do estado. A interiorização do audiovisual hoje já é realidade e a região Seridó vem despontando tanto na produção de filmes como na realização de festivais.

E é com essa energia que o Curta Caicó chega a sua 6ª edição. O festival de cinema que surgiu em 2018, embalado pela memória afetiva de filmes como “Boi de Prata”, produzido em Caicó no final da década de 70, vem movimentando o cenário e fomentando o Seridó como um polo de produção audiovisual. Os números do Curta Caicó são significativos. Em apenas cinco edições, o festival já recebeu mais de 3.200 inscrições de filmes de todas as regiões do país, além da realização de oficinas de cinema e promoção de debates e fomento ao turismo cultural.

Os realizadores interessados em participar do Curta Caicó podem inscrever seus filmes no período de 03 a 31 de março. As inscrições são gratuitas e serão aceitos filmes de até 20 minutos, com data de finalização a partir de janeiro de 2021. O formulário para inscrição está disponível no website www.curtacaico.com.br e nas redes sociais @curtacaico

O festival conta com várias mostras abordando diversos tipos de gêneros e estilos cinematográficos. Uma das novidades desta edição é uma mostra voltada para questões ambientais, como forma de promover a conscientização ambiental. Inclusive, para cada filme selecionado pela curadoria, o festival irá plantar uma muda de planta nativa em Caicó.

Para os realizadores potiguares há três mostras disponíveis: Potiguar, para filmes de qualquer região do RN; Seridó, só para realizadores da região; e Foco RN, voltada para reportagens e produções para web que abordam a cultura e o turismo do Rio Grande do Norte.

Programação terá oficinas de cinema e laboratório de roteiro

A formação em cinema será um dos focos do festival. Ao todo, serão realizadas seis oficinas em escolas públicas. E, dessa vez, além de Caicó, haverá oficinas em São José do Seridó, Cruzeta, Acari, Carnaúba dos Dantas e São João do Sabugi. As oficinas terão como resultado final a produção de curtas-metragens que serão exibidos na programação do festival.

Outro destaque desse ano é a realização da 2ª edição do LAB RN – Laboratório para Jovens Roteiristas do Rio Grande do Norte. Realizadores seridoenses poderão inscrever roteiros focados em mestres e mestras da cultura popular. Os oito selecionados passarão por uma imersão e serão capacitados por profissionais do cinema.

Os roteiros serão trabalhados, filmados e o resultado final será exibido nas comunidades dos homenageados nos filmes, o que é uma oportunidade ímpar de fomentar a produção audiovisual no Seridó e homenagear mestres e mestras que vem contribuindo para o fortalecimento da cultura popular na região.

A 6ª edição do Curta Caicó é uma realização da Agência Referência e conta com patrocínio da Neoenergia Cosern, Instituto Neoenergia e Governo do Rio Grande do Norte, através do Programa Cultural Câmara Cascudo.

Serviço:

Inscrições abertas – 6º Curta Caicó

Período: 03 a 31 de março

Formulário disponível: www.curtacaico.com.br

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos