12.8 C
Ouro Branco

Corpus Christi: entenda o significado e a celebração da data no Brasil

Anúncios

Apesar de lembrado por muitos, o feriado de Corpus Christi ainda gera muitas dúvidas a respeito do seu significado, data e celebração. Isto porque, se você não é muito religioso, é necessário uma pequena pesquisa para entender esta data, celebrada no Brasil desde o século 16.

Afinal, o que significa o Corpus Christi?

O próprio nome dado a este feriado já nos dá pistas sobre seu significado: “Corpus Christi”, em latim, quer dizer “corpo de Cristo”. Isto significa que o feriado foi instaurado como uma forma de celebrar o corpo e o sangue de Jesus Cristo, honrando sua morte e ressurreição.

A Igreja Católica considera sua comemoração como uma das festas mais importantes da religião, por realizar uma homenagem à Eucaristia, ou seja, ao ritual no qual os fiéis recebem durante a missa, a chamada hóstia (uma rodela fina feita de pão ázimo), entregue pelo padre como parte do corpo de Jesus.

Como surgiu o feriado de Corpus Christi?

A celebração desta data pela Igreja Católica teve início no século 13, após chegar ao conhecimento do Papa Urbano IV o relato da freira belga, Juliana de Mont Cornillon. Ela afirmava ter visões e sonhos indicadores de sinais de que a Igreja precisava criar uma forma de comemorar apropriadamente o sacramento da eucaristia.

O Papa Urbano IV também soube da história do sacerdote Pedro de Praga, que presenciou uma hóstia jorrando sangue durante uma cerimônia eucarística em Bolsena, na Itália. Após isso, a comemoração foi aos poucos se popularizando entre os países adeptos ao catolicismo até chegar ao Brasil, influenciado pelos portugueses, no século 16.

Quais as religiões que comemoram o dia de Corpus Christi?

Embora seja mais amplamente comemorado na Igreja Católica, algumas outras denominações cristãs também podem celebrar essa festividade. Além disso, em alguns países, o Corpus Christi pode ser um feriado nacional, independentemente da afiliação religiosa das pessoas.

É importante ressaltar que a celebração do Corpus Christi pode variar de acordo com as tradições e práticas específicas de cada igreja ou comunidade religiosa.

Em qual dia é comemorado o feriado de Corpus Christi?

A data de celebração de Corpus Christi muda de ano para ano, pois é realizada sempre 60 dias após a Páscoa, na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade.

Esta é, inclusive, uma das “regras” da celebração. O Corpus Christi tem que ser, obrigatoriamente, em uma quinta-feira. Isso por carregar a simbologia de que a Última Ceia aconteceu neste mesmo dia da semana, quando Jesus, antes de morrer, disse aos seus discípulos que o pão representa seu corpo e o vinho seu sangue.

Corpus Christi 2024

A data escolhida para a comemoração do Corpus Christi em 2024 é dia 30 de maio. Isso porque a Páscoa aconteceu em 31 de março.

Em 2023, a celebração aconteceu em 8 de junho, o que mostra como a data varia de acordo com o calendário do ano.

O Corpus Christi é considerado um feriado nacional?

A resposta para a pergunta que a maioria dos brasileiros fazem é: não. O Corpus Christi não é um feriado nacional, mas sim um ponto facultativo, conforme classificado pelo governo federal. 

Contudo, essa regra pode variar para as cidades que aprovaram leis tornando a data um feriado municipal. Por isso, vale sempre consultar a programação da sua cidade, escola, faculdade ou empresa para saber se poderá folgar neste dia.

Como é a festa do Corpus Christi no Brasil?

A celebração do feriado no Brasil acontece em todos os Estados por meio de missas e do ritual de enfeitar as ruas com tapetes, confeccionados no próprio chão das ruas que levam à igreja, durante a noite anterior ao feriado.

confecção dos tapetes é feita com a união de centenas de fiéis que utilizam os mais variados materiais, como areia colorida, café, sal e cascas de ovos para desenvolver imagens que representam símbolos importantes para a Igreja, como a hóstia e o vinho.

De acordo com a tradição e a bíblia, os tapetes representam a trajetória percorrida por Jesus durante seu caminho até o Monte das Oliveiras, onde passou suas últimas noites antes de ser crucificado. Na prática, será o caminho por onde a procissão que carrega a hóstia, símbolo do corpo de Cristo, irá passar, seguida pelos fiéis. 

Dentre as cidades mais famosas por esta celebração está Ouro Preto, em Minas Gerais. Foram em suas ruas de paralelepípedo que a tradição se iniciou e, por isso, é um dos locais mais indicados para acompanhar a procissão de Corpus Christi que, além de contar com quilômetros de tapetes, mantém viva também a tradição das celebrações religiosas nas diversas igrejas da região.

O Corpus Christi nas universidades

Para aqueles que não comemoram o Corpus Christi com celebrações religiosas, existem eventos de sobra para aproveitar o feriado, principalmente para os estudantes. Todo ano, durante o feriado, milhares de alunos universitários se juntam em competições esportivas: os famosos Jogos Universitários.

Normalmente, são quatro dias de muito esporte e competição, mas também de muitas festas e comemorações, seja devido à vitória dos times de sua Atlética ou simplesmente porque é hora de rever os amigos e celebrar. 

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos