19.8 C
Ouro Branco

Chuvas expõem falhas em obra da Prefeitura no Centro Histórico

Anúncios

Getting your Trinity Audio player ready...

As chuvas que atingem Natal nos últimos dias têm evidenciado falhas em uma obra de requalificação urbana realizada pela Prefeitura na Rua Coronel Cascudo, no bairro da Cidade Alta. Comerciantes da região relatam prejuízos recorrentes causados por alagamentos que passaram a ocorrer após a intervenção no local. A elevação do nível da via teria impedido o escoamento natural das águas pluviais provenientes das ruas General Varela e Felipe Camarão, agravando a situação em períodos de chuva.

A obra faz parte de um conjunto de ações voltadas à revitalização do Centro Histórico, com intervenções viárias e urbanísticas. No entanto, a associação Viva o Centro Natal afirma que o projeto desconsiderou a dinâmica do escoamento pluvial e que alertas sobre possíveis impactos foram feitos ainda durante sua execução. “Antes da obra, não existia esse acúmulo de água. Agora, qualquer chuvinha é suficiente para formar poças que entram nas lojas quando os carros passam”, relata o comerciante Rodrigo Vasconcelos.

O problema, segundo ele, também atinge outras ruas da Cidade Alta, como a João Pessoa, onde a má execução do nivelamento teria gerado acúmulos próximos à esquina com a Rua Deodoro da Fonseca. “Os veículos passam e jogam água nas calçadas e bancos, danificando até a pintura do mobiliário urbano recém-instalado”, diz.

Apesar das reclamações feitas ainda durante a execução da obra, um novo projeto de drenagem só foi finalizado pela Prefeitura em junho de 2025. Não há, até o momento, uma data definida para o início das intervenções corretivas.

A Viva o Centro Natal reconhece que houve avanços com as obras, mas aponta que ajustes fundamentais foram deixados de lado. “Toda obra traz transtornos, mas assumimos esse período difícil com a expectativa de que tudo seria entregue conforme prometido. Infelizmente, não foi o que aconteceu”, afirma Vasconcelos, que atua no comércio de artigos de decoração.

Em nota conjunta, a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) e a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) informaram que, após visitas técnicas na área afetada pelos alagamentos na Cidade Alta, foi elaborado um projeto para solucionar o problema de drenagem na Rua Coronel Cascudo. Segundo as pastas, o planejamento foi concluído há cerca de 15 dias e, no momento, estão sendo iniciados os trâmites necessários para viabilizar a execução das obras corretivas.

Para os comerciantes, os alagamentos não apenas comprometem a infraestrutura, como afetam diretamente a circulação de clientes. A associação defende que a recuperação do Centro Histórico vá além das obras físicas, envolvendo também segurança, transporte público, incentivos fiscais e habitação. “Há exemplos no Brasil e no mundo que mostram como a valorização do patrimônio histórico pode gerar emprego, renda e vida para o centro das cidades”, conclui Rodrigo.

Confira o conteúdo original aqui!

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos