19.7 C
Ouro Branco

Caso Mariana: deputados britânicos cobram punição à BHP

Anúncios

Parlamentares da Inglaterra promoveram, na quinta-feira (22/6), um debate sobre o rompimento da barragem do Fundão, em Mariana. A discussão ocorreu na Casa dos Comuns no Palácio de Westminster, em Londres, e foi proposto pelo deputado Jim Shannon.

Na ocasião, os parlamentares citaram os danos ecológicos e socioambientais causados pelo desastre — que perduram até hoje, quase oito anos após do acidente — e falaram sobre a responsabilidade de empresas britânicas que operam em outros países, como a BHP Billiton.

“As pessoas no Brasil acreditam que este desastre poderia e deveria ser evitado. Companhias que executam grandes operações ao redor do mundo não podem se esconder atrás de suas subsidiárias quando algo dá errado. O Reino Unido tem um importante e deve apresentar formas de responsabilização mais fortes para empresas britânicas”, comentou o membro do Parlamento Tan Dhesi.

O deputado também pediu justiça e citou as inúmeras tentativas de reparação dos atingidos que não deram certo.

“Pelo bem de Bento Rodrigues e pelo Rio Doce, que foi severamente poluído, e pelos 39 municípios que sentiram essa catástrofe ambiental nas portas das suas casas, essa injustiça precisa ser corrigida”, cobrou o deputado Fabian Hamilton.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos