19.7 C
Ouro Branco

Brasil tem alta em testes positivos de Covid após desembarque da Éris

Anúncios

Com o surgimento e chegada de uma nova subvariante de Covid-19, chamada Éris, o Brasil enfrenta uma alta na taxa de testes positivos da doença. As informações são baseadas nos estudos da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) e do Instituto Todos pela Saúde (ITpS).

No Brasil, o primeiro caso relacionado à cepa Éris foi notificado na última quinta-feira (17/8).

A pesquisa da Abramed revelou que a taxa de testes positivos de Covid-19 na segunda semana de agosto, que vai do dia 12 a 18, era de 13,8%. Esse número entra em contraste com o diagnóstico da última semana de julho, que tinha uma taxa de 6,3%. A variação é de quase 7,5 pontos percentuais (p.p).

Já na pesquisa do ITpS, o registrado foi de 15,3% em agosto e 7%, no mesmo período avaliado. A variação entre as semanas é de 8,3 p.p. O detalhe é que os percentuais de testes positivos são mais comuns em pessoas de 49 a 59 anos, que representam 21,4% dos resultados.

De acordo com dados do painel de coronavírus no Brasil, do Ministério da Saúde, mais de 37,7 milhões de brasileiros foram infectados com o vírus, e mais de 705 mil pessoas acabaram mortas pela doença, que tem uma taxa de letalidade atual de 1,9% no país.

A EG.5, também conhecida como subvariante Eris, foi classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma variante de interesse, mas ainda não é vista por virologistas ou pela própria OMS como uma ameaça concreta à população. Até então, não foi comprovado se ela pode mudar a gravidade da doença. Éris afeta principalmente o trato respiratório superior, causando coriza, dor de garganta e outros sintomas semelhantes aos de um resfriado — como foi observado em outras linhagens da Ômicron.

Cuidados com a Covid

Os protocolos de cuidado continuam os mesmos: manter todas as doses de vacinação contra Covid-19 em dia, bem como a higiene e a utilização de máscaras em locais públicos – principalmente se você é um dos grupos de risco, em busca da imunidade de rebanho.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos