11.1 C
Ouro Branco

Banco Mundial oferece “apoio total” ao Marrocos após terremoto

Anúncios

O Banco Mundial afirmou que oferece “total apoio” ao Marrocos após o terremoto que deixou mais de 2 mil pessoas mortas na sexta-feira (8).“Nossos corações estão com o povo do Marrocos, que está sofrendo os efeitos de terremotos devastadores que causaram uma trágica perda de vidas, feridos e danos nas áreas ao sul de Marrakech”, disse o banco em comunicado no sábado (9).

“Transmitimos as nossas mais profundas condolências ao reino aos mais altos níveis e oferecemos o nosso total apoio ao país na sequência desta catástrofe”, continuou.

“O nosso único foco nesta fase está no povo marroquino e nas autoridades que estão lidando com esta tragédia”, finaliza a nota.

Tremor mais forte em 120 anos

O número de mortes confirmadas no terremoto que atingiu o Marrocos na sexta-feira (8) chegou a 2.012 pessoas, informou a TV estatal marroquina na noite deste sábado (9), citando um comunicado do Ministério do Interior.

A contagem dos feridos aumentou para 2.059, incluindo 1.404 pessoas que estão em estado grave.

Com magnitude de 6,8, o terremoto que partiu das montanhas do Alto Atlas, no Marrocos, na noite de sexta, foi o mais forte já registrado para a região em pelo menos 120 anos, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

A magnitude de 6,8 é classificado como forte na escala Richter, de acordo com o órgão.

Embora possíveis, terremotos deste tamanho na região são incomuns, segundo o serviço norte-americano. Desde 1900, foram nove abalos com magnitude superior a 5, mas nenhum deles chegou a alcançar os 6.

Benjamin Brown, membro da equipe da CNN que estava em Marrakech quando ocorreu o terremoto, descreveu as cenas como “absolutamente chocantes”.

Em conversa por telefone, Brown contou que as pessoas de desesperavam conforme compreendiam a magnitude do que tinha acontecido e dos próprios ferimentos.

Havia muitos edifícios parcialmente destruídos, alguns com os telhados arrancados e as janelas de vidro quebradas, de acordo com ele.

A TV estatal do país, Al Aoula, relatou que partes das muralhas históricas de Marrakech também foram danificadas.

As fortificações formam um conjunto de muralhas que circundam os bairros históricos de Marrakech e foram construídas no início do século 12.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos