18.5 C
Ouro Branco

Argentina bate Colômbia na prorrogação e é campeã da Copa América-2024

Anúncios

A Argentina é a campeã da Copa América-2024. Em jogo que teve 75 minutos de atraso no início por causa de problemas na entrada dos torcedores no Hard Rock Stadium, em Miami, e terminou apenas na madrugada desta segunda-feira (15/7), venceu a Colômbia por 1 a 0. O gol foi do artilheiro da competição, Lautaro Martínez, aos seis minutos do segundo tempo da prorrogação. No tempo normal o placar seguiu em branco. Vale citar que Lautaro entrou apenas aos seis minutos da primeira etapa do tempo extra. Este foi o 16º caneco de Copa América, o segundo seguido. Isso faz dos Hermanos os maiores campeões (o Uruguai tem 15). A Colômbia tentava a segunda taça.

O jogo, o último de Di María com a camisa da seleção da Argentina (que foi escolhido o MVP), foi equilibrado e truncado. Mas com os times criando oportunidades. Messi, que fez partida discreta, saiu aos 20 da etapa final, com uma lesão no tornozelo. No banco, chorou copiosamente.

Rodrigo De Paul e Paredes celebram. A Argentina segue ganhando tudo. Foto: Charlie Triballeau  AFP via Getty Images

Primeiro tempo com poucas emoções
Apesar de a Argentina tentar se impor, os primeiros minutos foram da Colômbia, com o palmeirense Richard Ríos centralizando as jogadas e municiando James e Árias. Córdoba quase marcou concluindo jogada, mas a bola raspou a trave direita de Dibu Martínez. Depois dos 15 minutos, o jogo passou a ficar mais truncado, com muitas faltas, algumas mais duras. Messi teve a melhor chance da Argentina, num chute para defesa de Vargas. O astro argentino, no fim do primeiro tempo, numa jogada pela esquerda, dividiu com Santiago Árias e sentiu o joelho. Assim, 0 a 0 no placar, com a Colômbia com um pouco mais de posse (53%) e mais finalizações (4 a 1) numa etapa que deixou a desejar.

Messi sai machucado
A etapa começou quente. Antes dos cinco minutos, Santiago Árias quase marcou para a Colômbia; Mac Allister por pouco não colocou a Argentina na frente. Este lance acordou os Hermanos, que passaram a jogar com maior objetividade. Aos 13,  Di María, num chute cruzado, obrigou Vargas a fazer a primeira grande defesa do jogo. Mas, aos 20, Messi, quando tentava uma arrancada, sentiu o tornozelo e caiu. O astro, desta vez, não teve como continuar, sendo substituído por Nico González e caindo aos prantos no banco, enquanto recebia tratamento.

Nico entrou ligado, favorecido pelo fato de a Colômbia recuar muito depois dos 25 minutos. O substituto de Messi fez um gol que a arbitragem anulou por impedimento de Tagliafico (que cruzou a bola) e concluiu um lance, no fim, mas que passou raspando.  Com o 0 a 0 persistindo, o jogo foi para a prorrogação.

Prorrogação
A Argentina perdeu um gol feito aos quatro minutos, quando Nico concluiu cruzamento de De Paul, mas chutou em cima de Vargas. Foi a grande chance dos primeiros 15 minutos do tempo extra em que os argentinos foram perdendo força e a Colômbia conseguiu equilibrar a decisão.

Lautaro marca, Argentina campeã!
No segundo tempo, Borja, que acabara de entrar, só não marcou para a Colômbia por causa de Lisandro Martínez, que desviou o chute que era certeiro. O jogo era muito brigado, mas, aos seis minutos, Paredes roubou uma bola no meio de campo, serviu a Lo Celso, que lançou o artilheiro da Copa América, Lautaro Martínez. Na área, fuzilou: Argentina 1 a 0. A partir daí, restou aos colombianos partirem para cima. Mas os Hermanos seguraram o resultado. Enfim, campeão mais uma vez. Afinal, ganhou a Copa América-2021, Copa do Mundo-2022 e Copa América-2024.

ARGENTINA 1X0 COLÔMBIA
Final da Copa América-2024

Data:14/7/2024

Local: Hard Rock Stadium, Miami (EUA)

ARGENTINA: Dibu Martínez; Montiel (Molina, 26’/2ºT), Romero, Lisandro Martínez e Tagliafico; Enzo Fernández (Lo Celson, 6’/1ºT da prorrogação), De Paul, Mac Allister (Paredes, 6’/1ºT da prorrogação) e Di Maria; (Otamendi, 12′ /2ºT da prorrogação); Lionel Messi (Nico González, 20’/2ºT) e Julián Álvarez (Lautaro Martínez, 6’/1ºT da prorrogação).  Técnico: Lionel Scaloni

COLÔMBIA: Vargas; Santiago Árias, Davinson Sánchez, Cuesta e Mojica; Lerma (Uribe, Intervalo da prorrogação) e Richard Ríos (Castaño, 44’/2ºT); John Árias (Carrascal, Intervalo da prorrogação), James Rodríguez (Quintero, Início da prorrogação) e Luiz Díaz (Borja, intervalo da prorrogação); Córdoba (Borré, 44’/2ºT). Técnico: Néstor Lorenzo

Gols: Lautaro Martínez, 6’/2ºT da prorrogação (1-0)

Árbitro: Raphael Claus (Fifa-BRA)

Auxiliares: Bruno Pires e Rodrigo Correa (BRA)

VAR: Rodolpho Toski (BRA)

Cartões amarelos: Mac Allister (ARG);  Córdoba, Borja (COL)

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos