|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Atendendo ao requerimento do deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, a Caern anunciou nessa sexta feira 29/08, medidas emergenciais para enfrentar o colapso no abastecimento de água em Ouro Branco, município do Seridó potiguar .
Principais ações previstas:
Perfuração de dez novos poços tubulares.
Isenção da cobrança da tarifa de água para imóveis cuja rede esteja colapsada por mais de 15 dias (serão contemplados inicialmente 200 imóveis, e posteriormente mais 256) .
Abastecimento da estação elevatória com distribuição em sistema de rodízio para regularizar o fornecimento .
O deputado Ezequiel reforçou que, enquanto a crise hídrica no Seridó persistir, equipes da Caern, Defesa Civil e Semarh atuarão para minimizar os efeitos sobre a população .
Solução definitiva depende do Eixo Sul do São Francisco:
Segundo Thiago Índio, a normalização total do abastecimento só ocorrerá com a chegada de água do rio São Francisco, por meio do Eixo Sul do Sistema Seridó, vindo da barragem de Oiticica.
Reunião com lideranças locais
Na manhã de hoje, Thiago Índio recebeu vereadores e representantes da sociedade de Ouro Branco — incluindo os vereadores Júnior Nogueira, Maiza, Dedê e o suplente Tiririca representando o vereador Marcos Costa, além de representantes da Semarh e Defesa Civil, o engenheiro Neto Aristides e a comerciante Amanda da Mata — para esclarecer demandas da população .
Durante esse encontro, foi destacado que o município possui R$ 111.770,86 em recursos disponíveis há 180 dias que ainda não foram utilizados em obras emergenciais. Foi sugerida a declaração de situação de calamidade pública para viabilizar o uso desse recurso e viabilizar ações imediatas via Defesa Civil .
Também ficou acordada a realização de uma audiência pública com participação da Caern, Semarh e Defesa Civil, para prestar esclarecimentos à comunidade local .
