|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Sistema Fecomércio RN lançou nesta quarta-feira (17) o projeto Conectando Mulheres – Senac Code, que oferecerá capacitação gratuita em Tecnologia da Informação para 260 mulheres. O projeto será executado pelo Senac RN e foi viabilizado graças a R$ 1 milhão destinados por meio de emenda parlamentar da deputada federal Natália Bonavides. As interessadas podem se inscrever até 10 de janeiro através do site www.rn.senac.br.
O Senac Code – Conectando Mulheres é uma iniciativa que utiliza a educação profissional para fortalecer o papel feminino no mercado de trabalho. Seu objetivo é ampliar oportunidades e diminuir as desigualdades. Inicialmente, as participantes serão qualificadas por meio de uma trilha formativa básica que inclui conteúdos de Português, Matemática e Letramento Digital Básico.
Em 2026, as alunas terão a oportunidade de escolher entre os cursos de Operadora de Computador ou Programadora de Sistemas, de acordo com seus perfis e interesses, após a conclusão da fase inicial. Essa qualificação totalizará mais de 83 mil horas, distribuídas em 13 turmas ao longo do ano.
O curso também oferece às alunas formação para o mercado de trabalho, incluindo aulas sobre Relações de Trabalho e Carreira e Mercado. Além disso, o Programa Senac Carreiras dará suporte às participantes na busca por oportunidades de emprego.
Na solenidade, Marcelo Queiroz, presidente do Sistema Fecomércio RN, ressaltou a relevância do investimento na capacitação profissional, sobretudo das mulheres. Ele destacou que as mulheres representam 37% dos empregos formais no Rio Grande do Norte, e afirmou o objetivo de “contribuir diretamente para o enfrentamento das desigualdades de gênero, ampliando a presença feminina em um setor estratégico e em constante crescimento”.
Para a deputada federal, Natália Bonavides, o impacto da iniciativa ainda é maior, visto que as participantes terão acesso à benefícios como transporte, material escolar, lanche e apoio ao cuidado infantil. “São barreiras que muitas mulheres em situação de vulnerabilidade social vivenciam cotidianamente. Oferecer esse suporte foi uma das nossas prioridades durante a formatação do projeto”, afirmou a parlamentar.
O edital com todas as informações sobre o projeto, bem como as inscrições, podem ser feitas no site do Senac RN pelo endereço www.rn.senac.br. As aulas terão início a partir do dia 19 de janeiro nas unidades do Senac Centro e Zona Norte.
