Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte recebeu, nesta segunda-feira (16), a presidenta da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Maria Marighellaem audiência oficial com a governadora Fátima Bezerra. O encontro consolidou avanços na articulação de políticas públicas para a cultura potiguar, com ênfase no fortalecimento da cena teatral.
Como resultado da agenda, foram encaminhadas novas parcerias entre o Governo do RN e a Funartevoltadas à ampliação da participação de grupos potiguares em circuitos nacionaisà implantação de ações formativas descentralizadas no interior do estado e à criação de redes de intercâmbio entre coletivos do Nordeste. A audiência também reforçou o compromisso institucional com a continuidade de programas como o Circuito Myriam Munizque busca democratizar o acesso à cultura e valorizar a produção artística regional.
>>Clique aqui para entrar na comunidade de notícias do Diário no WhatsApp
A governadora Fátima Bezerra celebrou o encontro como um momento estratégico para o avanço das políticas culturais no estado:
“Temos um grande desafio pela frente que nos motiva. Trabalhar pela cultura nos instiga, especialmente quando contamos com esse ambiente institucional de diálogo, cooperação e sinergia entre os entes federativos. Esse ambiente, por si só, já representa uma conquista inestimável para a democracia — ainda mais quando sabemos que a cultura foi uma das áreas mais atacadas e desmontadas nos últimos anos. E se não cuidarmos da democracia, será a cultura novamente a primeira a sofrer os impactos”, ressaltou.
Descentralização das políticas culturais
A visita de Maria Marighella faz parte da agenda da Funarte no estado e contou com a presença da secretária estadual de Cultura, Maryland Britoalém de outras autoridades e representantes do setor cultural. Durante a reunião, foram discutidas ações conjuntas para ampliar o alcance da produção teatral potiguarestimular intercâmbios regionais e fortalecer a descentralização das políticas culturais.
O encontro foi impulsionado pela realização, em Natal, do Circuito Funarte de Teatro Myriam Munizque movimentou a cena artística entre os dias 6 e 15 de junho com intensa programação de espetáculos, oficinas e debates. A etapa potiguar do circuito foi promovida pelo projeto “Fabulações Coletivas: diálogos e movimentos”liderado pelo coletivo Atores à Deriva (RN)em parceria com os grupos Magiluth (PE) e Acertos inquietos. (CE). Maria Marighella participou do encerramento da programação, no domingo (15), na Casa da Ribeira.
O Circuito Myriam Muniz integra o Programa de Difusão Nacional Rede das Artesda Funarte. Atualmente, contempla 37 propostas de todas as regiões do país e promove a circulação de 52 espetáculos com ações formativas. Retomado em 2023 com novo formato, o programa vem se consolidando como um instrumento estratégico para o desenvolvimento do teatro brasileirosendo sua presença no Rio Grande do Norte vista como um impulso para a valorização da cultura local.
Festivais, editais e investimentos estruturais
Durante a audiência, o Governo do Estado reafirmou seu compromisso com políticas culturais voltadas para a inclusão, regionalização e o fortalecimento da cadeia produtiva da cultura. A parceria com a Funarte deve gerar resultados concretos nos próximos meses, como:
- Maior presença de grupos potiguares em festivais e editais nacionais;
- Consolidação de polos de formação artística no interior;
- Estímulo a redes colaborativas entre artistas e coletivos do Nordeste.
Maria Marighella também destacou a necessidade de preservação e revitalização dos patrimônios culturaisalém da importância da Lei Rouanet como instrumento de fomento sustentável, permitindo planos plurianuais de investimento cultural.
Ela comentou ainda as novas portarias do Ministério da Culturaque integram a Política Nacional das Artes (PNAB). As diretrizes centrais apontadas são:
- Investimento em infraestrutura cultural;
- Apoio a ações continuadas(como casas, grupos e festivais);
- Fomento direto a agentes culturais.
“Essas ações reconhecem que a cultura não se sustenta apenas com projetos pontuais, mas com estruturas permanentes que mantêm viva a produção cultural”, destacou Marighella.
Presenças na audiência
Além da governadora e da presidenta da Funarte, participaram da agenda:
- Gilson Matiasdiretor-geral da Fundação José Augusto (FJA);
- O deputado federal Fernando Mineiro;
- Os deputados estaduais Francisco do PtAssim, Isolda Dantas e Divaneide Basílio;
- As vereadoras Samanda Alves e BRISA BRACCHI;
- Fábio Henriquerepresentante do Ministério da Cultura no RN;
- Rodrigo Bicorepresentante do Comitê Estadual de Cultura.