20.3 C
Ouro Branco

Rio Grande do Norte tem melhor resultado do Nordeste em serviços e comércio

Anúncios

Getting your Trinity Audio player ready...

Em junho, o índice de volume de serviços no Rio Grande do Norte obteve uma variação positiva de 1,3% ante o mês de maio. O índice de receita nominal de serviços, estimado em 1,2%, também cresceu no mesmo período. O resultado dá ao estado o melhor desempenho entre os estados do Nordesteempatando apenas com o Ceará em receita nominal (1,2%), mas superando o estado vizinho em volume de serviços (0,1%). Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O estado potiguar foi obteve a melhor posição da Região em três das seis variáveis analisadas pelo Instituto. A variação de junho deste ano frente a junho passado foi de 11,6% para o índice de receita de serviços e de 6,4% para o índice de volume de serviços, ficando a frente do Maranhão (9,2% – receita; 4,9% – volume), e da Paraíba (7,7% – receita; 3,7% – volume).

O RN também teve o melhor desempenho na variação acumulada no ano em relação ao mesmo período do ano anterior, com índice de 11,9% na receita nominal de serviços e 6,4% no volume de serviços.

Na variação acumulada em 12 meses, em relação ao período anterior de 12 meses, o setor de serviços potiguar ficou com o segundo melhor desempenho da Região, com índice de receita nominal de serviços de 13,5% e índice de volume de serviços de 8,5%, atrás apenas de Sergipe, que obteve variação de 13,9% e 8,5% em ambos os indicadores, respectivamente.

Comércio

Em junho, o volume de vendas do comércio varejista no Rio Grande do Norte apresentou alta de 0,9% frente a maio, na série com ajuste sazonal, registrando o melhor resultado entre os estados do Nordeste. O avanço ocorre após variações negativas nos dois meses anteriores. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada hoje (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com o resultado, o volume de vendas apresentou, em junho, um ganho de 0,7 ponto percentual (pp) em relação ao mês anterior. No acumulado de 2025, as vendas do varejo potiguar cresceram 1,9%. Nos últimos 12 meses, o acumulado foi de 3,2%.

Não comércio varejista ampliado — que inclui veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo —, o volume de vendas aumentou 0,3% em junho frente a maio. Com esse percentual, o estado ocupou a 6ª posição nacional e a 1ª da Região Nordeste no segmento.

No ano, em relação ao acumulado no volume de vendas, o crescimento foi de 1,7%, e, nos últimos 12 meses, de 4,2%.



Confira o conteúdo original aqui!

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos