29 C
Ouro Branco

Natal Capital da Educação realiza ação de conscientização sobre violência e direitos das mulheres

Anúncios

Getting your Trinity Audio player ready...

Como parte da programação do Natal Capital da Educaçãoa Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Departamento de Atenção ao Educando (DAE) e do Núcleo de Atenção Psicossocial (NAPS), promoveu, nesta quarta-feira (23), uma ação de panfletagem no Praia Shopping. A iniciativa contou com o apoio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SEMUL) e teve como objetivo informar a população sobre temas relacionados à violência doméstica e sexual, bullying e saúde mental no contexto escolar.

A atividade consistiu na distribuição de materiais informativos aos frequentadores do shopping, com foco na prevenção e no combate às diferentes formas de violência. Além de orientações, os folhetos apresentavam os canais de denúncia e acolhimento disponíveis no município.

A vice-prefeita de Natal, Joanna Guerra, destacou a importância da iniciativa dentro da programação do Natal Capital da Educação

“Unimos esforços entre a Secretaria de Políticas para as Mulheres e a Secretaria de Educação, por meio do NAPS, para realizar uma ação de sensibilização e informação. O objetivo é esclarecer à população sobre os canais de atendimento existentes no município para prevenir, combater e acolher vítimas de diversos tipos de violência. É uma forma de mostrar como a Prefeitura atua nessa temática e permitir que as pessoas conheçam os serviços, os equipamentos públicos e tirem suas dúvidas”, afirmou.

Segundo a diretora do Departamento de Atenção ao Educando, Merise Maciel, a ação também integra as atividades da ExpoEduc, evento que compõe o calendário do Natal Capital da Educação

“Estamos aqui para realizar uma blitz educativa com o intuito de conscientizar a população sobre os diferentes tipos de violência e oferecer informações úteis, como números de telefone para denúncias. A equipe do NAPS atua diariamente na SME com temas como bullying, violência contra a mulher e abuso sexual de crianças e adolescentes. Viemos ao Praia Shopping para ampliar esse diálogo com a sociedade”, explicou.

A assistente social Têmis Gonçalves, representante da SEMUL, ressaltou o papel estratégico da secretaria no enfrentamento à violência contra a mulher

“A SEMUL desenvolve programas fundamentais, como o ‘Maria da Penha Vai à Escola’, que leva informações sobre a lei às comunidades escolares. Contamos ainda com dois importantes equipamentos de acolhimento, a Casa Abrigo Clara Camarão, que recebe mulheres em risco de morte, e o Centro de Referência Elizabeth Nasser, localizado na rua Alexandrino de Alencar. Este último funciona como uma porta aberta para acolhimento, orientação e apoio jurídico, psicológico e social para mulheres em situação de violência”, explicou.

Entre os participantes da ação, a professora aposentada Marisa Célia de Almeida elogiou a iniciativa enquanto passeava com o filho pelo shopping

“Essa ação é motivadora. Nós, mulheres, precisamos lutar contra a violência, que infelizmente tem levado muitas vidas. Muitas vezes, as vítimas estão em relacionamentos abusivos e têm medo de denunciar por conta de ameaças. A distribuição desses folhetos ajuda a orientar e mostrar caminhos seguros para pedir ajuda”, declarou.



Confira o conteúdo original aqui!

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos