9.5 C
Ouro Branco

Líder da oposição na Câmara diz que vai acionar PGR contra ministro da Previdência por “omissão dolosa”

Anúncios

Getting your Trinity Audio player ready...

Diante do escândalo sobre fraudes em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o líder da oposição na Câmara dos Deputados, Coronel Zucco (PL-RS), afirmou que vai protocolar uma representação criminal contra o ministro da Previdência, Carlos Lupi. De acordo com o parlamentar, o documento deverá ser entregue à Procuradoria-Geral da República (PGR) nesta sexta-feira (2).

“O ministro não apenas fechou os olhos diante de um crime contínuo contra os mais vulneráveis, como também ajudou a blindar os envolvidos. É inaceitável que um ministro de Estado se omita diante de um assalto institucional contra aposentados e pensionistas”, declarou o parlamentar.

A representação solicita que PGR “instaure um procedimento de apuração criminal contra Carlos Lupi”, que “havendo indícios, a investigação seja remetida ao Supremo Tribunal Federal por prerrogativa de foro”, e ainda que “seja requerido o afastamento cautelar de Lupi do cargo de Ministro da Previdência”.

As fraudes contra beneficiários do INSS foram descobertas no âmbito da operação “Sem Desconto”, deflagrada pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU) em 23 de abril.

O ministro da CGU, Vinícius de Carvalho, afirmou que entidades de classe, como associações e sindicatos, formalizavam Acordos de Cooperação Técnica com o INSS que permitiam que entidades realizassem descontos de mensalidades associativas diretamente na folha de pagamento, sem a autorização dos aposentados e pensionistas.

As investigações apontam que os descontos indevidos, realizados entre os anos de 2019 e 2024, podem chegar a R$ 6,3 bilhões. Segundo a Advocacia-Geral da União (AGU), esses valores ainda analisados e mensurados novamente.

*Com informações da CNN e do Correio Braziliense

Confira o conteúdo original aqui!

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos