|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (CREMERN) realizou, nesta terça-feira (20), uma vistoria no Hospital João Machado, em Natal, após recomendação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da unidade para bloqueio de leitos devido ao desabastecimento de insumos.
Durante a fiscalização, foi constatado que o hospital não possui autonomia financeira para aquisição de materiais, dependendo da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (UNICAT) para o fornecimento. A gestão da unidade informou que o nível de abastecimento atual é de cerca de 73%, com dificuldades pontuais em itens como luvas e capotes. Segundo a direção, há processos de compra e remanejamento em andamento para mitigar o problema.
Ainda de acordo com o CREMERN, a direção do hospital demonstrou surpresa diante da possibilidade de bloqueio de leitos e esclareceu que, até o momento, não há risco ou determinação de interdição da unidade.
A vistoria contou com a participação do presidente do CREMERN, Dr. Marcos Jácome, e do médico fiscal Dr. Danilo Machado, que se reuniram com a equipe de gestão da unidade, composta pelo diretor técnico Dr. Juan Adrizio Guedes Costa, a diretora de enfermagem Sandy Meirielly, o diretor geral Josadaque Pires e o diretor administrativo e financeiro Denis Daniel da Silva.
A direção do hospital ressaltou que, apesar do impacto das dificuldades financeiras enfrentadas pelo Estado, a assistência está sendo mantida com foco na priorização de insumos essenciais e no monitoramento contínuo do consumo. Há previsão de ingresso de recursos federais nos próximos 30 dias, o que deve contribuir para a regularização do estoque.
“O CREMERN acompanhará a situação de forma contínua, reforçando seu compromisso em fiscalizar e zelar pela qualidade da assistência médica prestada à população do Rio Grande do Norte”, concluiu o Conselho.
*Com informações do Tribuna do Norte
