|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Nos dias 10 e 11 de dezembro de 2025, a SESI Escola Mossoró sediará a Etapa Regional do Torneio SESI de Robótica “FIRST LEGO League Challenge (FLL)”. O evento focará em inovação, ciência e no desenvolvimento de habilidades cruciais para o futuro, reunindo 25 equipes e 250 estudantes do Rio Grande do Norte.
“Ver de perto o entusiasmo desses jovens e o impacto educacional proporcionado pela robótica mostra que estamos no caminho certo, com uma formação que integra ciência, tecnologia e responsabilidade social”, afirma Roberto Serquiz, presidente do Sistema FIERN e do Conselho Regional do SESI-RN.
A atual temporada do FLL, nomeada de UNEARTHED, traz a proposta de uma viagem ao universo subterrâneo e incentiva os estudantes a entender como solos, minerais, cavernas, sistemas urbanos e ecossistemas que são invisíveis aos olhos, mas influenciam a vida humana e o meio ambiente. O tema aproxima os alunos da ciência da terra e os motiva a criar soluções para desafios atuais, como mineração responsável, preservação ambiental, segurança alimentar e novas tecnologias aplicadas ao subsolo, além de como as infraestruturas sob a superfície impactam diretamente a vida e o equilíbrio ambiental.
“A cada edição, percebemos como os alunos ampliam sua capacidade de análise e desenvolvem habilidades importantes para suas futuras profissões. A robótica educacional é uma ferramenta estratégica nesse processo”, destaca Danielle Mafra, superintendente regional do SESI-RN.
As equipes participantes do torneio terão dois desafios principais: apresentar um Projeto de Inovação e competir com robôs. O Projeto de Inovação deve oferecer uma solução prática, original e com base científica para problemas relacionados à temática subterrânea. Já a competição de robôs envolve o uso de modelos construídos e programados com peças LEGO®️, que devem cumprir missões que simulam atividades como extração, transporte e análise de materiais sob a superfície.
“Quando promovemos iniciativas como esta, estimulamos o protagonismo juvenil e contribuímos para a formação de uma geração preparada para pensar soluções de forma criativa, colaborativa e ética”, reforça Roberto Serquiz.
Durante a competição em Mossoró, as equipes serão avaliadas nos quatro pilares da FLL: no Projeto de Inovação, que considera criatividade, aplicabilidade e relevância científica da solução proposta; no Design do Robô, que analisa a estratégia, a engenharia, a programação e a eficiência; no Desempenho do Robô, medido pela precisão e pela quantidade de missões cumpridas; e nos Core Values, que valorizam trabalho em equipe, respeito, inclusão, cooperação e espírito esportivo. A etapa em Mossoró também é classificatória para a Etapa Nacional do Torneio SESI de Robótica, organizada pelo Departamento Nacional do SESI.
Nesse contexto, a preparação dos estudantes ganha protagonismo dentro da escola. “Receber este torneio reforça a cultura de inovação que cultivamos todos os dias na SESI Escola Mossoró, estimulando nossos alunos a explorarem tecnologias, fazerem perguntas e aplicarem conhecimento de forma concreta”, afirma Anne Karenine, gerente educacional da unidade.
Com foco em STEAM, cultura maker e pesquisa aplicada, o Torneio SESI de Robótica reafirma o compromisso do SESI-RN com a formação de jovens capazes de investigar, criar e transformar realidades, desta vez explorando o que existe abaixo da superfície.
