|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A apuração dos desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro acontece nesta quarta-feira (18) na Cidade do Samba, na Zona Portuária.
No total, 12 escolas de samba competem pelo título de campeã, no entanto, duas agremiações serão rebaixadas para a Série Ouro em 2027.
Os desfiles das escolas de samba são avaliados conforme os regulamentos das Ligas (LIESA e Liga-SP), em nove quesitos avaliados: bateria; harmonia; evolução; samba enredo; enredo; mestre-sala e porta-bandeira; comissão de frente; alegoria; e fantasia.
Confira a lista de todos os quesitos de apuração:
Comissão de frente
Nesse quesito são avaliados o conceito artístico e originalidade da coreografia, os figurinos do componentes e a interação dos bailarinos com o público do desfile.
- Tripé (de 1,8 a 2,0 pontos) – caso a escola opte por trazer um elemento cenográfico na avenida, sua adequação ao tema proposto será avaliado;
- Concepção (de 1,8 a 2,0 pontos) – avalia o cumprimento da mensagem proposta pela agremiação;
- Apresentação (de 3,6 a 4,0 pontos) – considera coreografia, fantasias e efeitos especiais.
Bateria
Considera o desempenho do elemento que conduzi o ritmo do desfile e influencia o andamento
- Manutenção da cadência (de 3,6 a 4,0 pontos): detalha se a cadência do samba está de acordo com o samba e mantém a velocidade da evolução;
- Conjugação dos instrumentos (de 2,7 a 3,0 pontos): harmonia dos instrumentos e execução das bossas;
- Criatividade e versatilidade (de 2,7 a 3,0 pontos): arranjos musicais da bateria, grau de dificuldade e nível de complexidade.
Mestre-sala e Porta-bandeira
Avalia o casal responsável por representar o pavilhão da escola
- Indumentária (de 2,7 a 3,0 pontos): verifica a fantasia dos componentes, sua adequação com a coreografia e a impressão causada;
- Coreografia (de 2,7 a 3,0 pontos): complexidade da apresentação do casal e bom uso do espaço da avenida dedicada aos dois;
- Sincronismo e harmonia (de 3,6 a 4,0 pontos): coordenação entre o Mestre-sala e Porta-bandeira e integração com o samba-enredo.
Alegorias e Adereços
Engloba a criatividade, o impacto visual, a harmonia e a qualidade plástica das estruturas cenográficas, além de seus acabamentos, originalidade e adequação ao samba enredo.
- Concepção (de 4,5 a 5,0 pontos): avalia se os ornamentos colaboram com o entendimento do tema do desfile;
- Realização (de 4,5 a 5,0 pontos): verifica a impressão causada pelos carros alegóricos e a integração dos destaques e integrantes da alegoria.
Harmonia
Avalia a uniformidade e a integração entre o canto dos componentes e o ritmo da bateria ao longo de toda a apresentação.
- Canto da escola (de 3,6 a 4,0 pontos): manutenção da força do canto da escola e alinhamento com a harmonia e a bateria;
- Harmonia instrumental (de 2,7 a 3,0 pontos): consonância entre os músicos da base harmônica e a bateria;
- Harmonia vocal (de 2,7 a 3,0 pontos): integração entre o intérprete e a harmonia, englobando suas estabilidade vocal, dicção, equilíbrio do andamento e entendimento do canto do samba.
Fantasias
Analisa beleza, a criatividade, a diversidade e o acabamento dos trajes usados pelos componentes
- Concepção: (de 4,5 a 5,0 pontos): adequação das fantasias ao enredo;
- Realização: (de 4,5 a 5,0 pontos): impressão causada pelas roupas, acabamentos e os cuidados na confecção e uniformidade dentro das alas.
Enredo
Considera a maneira como o tema escolhido pela escola é desenvolvido e apresentado ao longo do desfile, avaliando clareza, a criatividade e a coerência narrativa da história contada na Avenida.
- Concepção: (de 2,7 s 3,0 pontos): argumento do tema, desenvolvimento teórico, clareza, coerência e coesão no roteiro;
- Realização: (de 4,5 a 5,0 pontos): capacidade de adaptar a história proposta nas fantasias, alegorias e outros elementos.
Evolução
Avalia a forma como a escola se movimenta pela avenida, valorizando a fluidez, o ritmo e a organização do deslocamento dos componentes.
- Fluência (4,5 a 5,0 pontos): ocorrência ou não de correrias, coesão do desfile e tempo de parada em frente à cabine de julgamento;
- Espontaneidade (de 2,7 a 3,0 pontos): execução e encenação das alas coreografadas;
- Evolução do componente (de 1,8 a 2,0 pontos):
Samba-enredo
Capacidade de traduzir, em letra e melodia, a narrativa proposta, sendo clara, coerente e bem estruturada
- Desenvolvimento do enredo (de 3,6 a 4,0 pontos): adequação da letra ao enredo, integração dos elementos presentes no desfile relação ao que é apresentado na avenida;
- Riqueza poética/melódica (de 3,6 a 4,0 pontos): riqueza poética e melódica, a beleza e o bom gosto de sua letra e de sua melodia; e a presença de vocabulário próprio;
- Funcionalidade (de 1,8 a 2,0 pontos): entrosamento de seus versos com a melodia e as características rítmicas que favoreçam a sintonia entre evolução e a beleza do samba
*Com informações de CNN
