|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Neste sábado (16), Natal promove o Dia D de Vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), com a ação “Natal unida contra o HPV”. Durante o dia, as salas de vacinação dos cinco Distritos Sanitários estarão abertas, oferecendo a vacina contra o HPV, além de outras vacinas para ampliar a proteção de crianças e adolescentes.
A abertura oficial da mobilização está marcada para às 9h, na Unidade de Saúde Felipe Camarão II, situada na Rua Santa Cristina, 882, no bairro Felipe Camarão.
Durante a ação, conforme informou a Prefeitura, cerca de 60 salas de vacinação estarão em funcionamento das 8h às 12h, garantindo o atendimento à população. Além disso, haverá pontos extras nos shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, que funcionarão das 12h às 17h. Além da vacina contra o HPV, será possível atualizar outras imunizações previstas no calendário vacinal para a faixa etária atendida.
A campanha tem como foco principal a vacinação contra o HPV, infecção sexualmente transmissível (IST) associada a diversos tipos de câncer. O público-alvo inclui crianças e adolescentes de 9 a 14 anos que ainda não foram imunizados, bem como jovens de 15 a 19 anos que não completaram o esquema vacinal.
Para quem nunca recebeu a vacina, a aplicação é feita em dose única. Já aqueles que iniciaram o esquema anteriormente não precisam repetir a dose.
O Ministério da Saúde estabeleceu como meta vacinar 90% do público-alvo. Em Natal, aproximadamente 55.865 jovens com idades entre 9 e 14 anos estão aptos a receber o imunizante. No entanto, a cobertura vacinal ainda é considerada baixa, especialmente entre crianças de 9 e 10 anos: apenas 33,88% das meninas e 26,84% dos meninos foram vacinados até o momento.
A vacina utilizada é a quadrivalente, que protege contra quatro tipos do vírus HPV — incluindo dois responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero e mais da metade dos cânceres relacionados ao vírus, como os de pênis, ânus, boca e orofaringe, além de verrugas genitais.
O Dia D marca o início das ações da Prefeitura para ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes, com o objetivo de alcançar as metas previstas para a obtenção do Selo UNICEF no ciclo 2025-2028.
*Com informações do 98 FM
