|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O último boletim de balneabilidade, divulgado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) na sexta-feira (14), apontou que apenas um trecho entre os 33 monitorados na Grande Natal está impróprio para banho: a praia de Areia Preta (Escadaria de Mãe Luiza), localizada na zona Leste da capital.
A contraindicação, conforme o relatório técnico, se baseia em dois fatores:
- Lançamento de Efluentes: Observações no local indicam o lançamento constante de esgoto não tratado na praia.
- Coliformes Termotolerantes: O número de bactérias indicadoras de contaminação fecal (coliformes termotolerantes) encontrado nas amostras de água excedeu os limites permitidos.
Situação Geral
Todas as outras praias monitoradas na capital potiguar, incluindo os principais pontos de Ponta Negra, Via Costeira, Redinha, Praia do Meio e Artistas, foram consideradas próprias para banho.
A situação se repetiu nos municípios vizinhos de Nísia Floresta, Parnamirim e Extremoz, onde todos os pontos analisados também obtiveram resultados positivos e estão dentro dos padrões de balneabilidade.
Metodologia
O estudo de balneabilidade é conduzido semanalmente pelo Idema. Para que a água do mar ou dos rios que deságuam no litoral seja considerada própria, a concentração de coliformes termotolerantes deve ser igual ou inferior a 1.000 NMP (Número Mais Provável) a cada 100 mL em, pelo menos, 80% das amostras coletadas.
*Com informações de Tribuna do Norte
