20.5 C
Ouro Branco

Areia de Ponta negra alaga novamente por mais de 100 mm em chuva

Anúncios

Getting your Trinity Audio player ready...

Após a conclusão da obra de engorda na faixa de areia da praia de Ponta Negra em janeiro desse ano, buraco aberto causado pela a alta demanda de chuva na areia da praia derruba até parte da cerca que impede o acesso de pessoas ao Morro do Careca, patrimônio material, natural e turístico do Rio Grande do Norte.

De acordo com a Prefeitura do Natal, juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), o volume acumulado de água somente nessa última segunda ultrapassou os 100mm em diversos bairros e chegou a superar os 150mm em algumas áreas da Zona Sulcomo Ponta Negra, nos últimos dias a chuva permanece abrangente na Capital do estado.

Uma situação semelhante já tinha acontecido em fevereiro desse ano, pouco depois da finalização da obra. Na manhã dessa última quarta (18), uma espécie de vala volta a se abrir na praialocalizada na Zona Sul, além disso, a água passou a correr em direção ao mar de Ponta Negra. O feito na faixa de areia, embora resolva de imediato da erosãolevanta questões ambientais, sociais e políticas.

A obra pode trazer impactos negativos para o ecossistema local e comerciantes, a obra pode beneficiar o turismo, mas prejudicar a vida da população local, gerando desigualdades sociais — a especulação imobiliária também pode levar ao aumento do custo de vida e ao deslocamento de moradores da região — a engorda de Ponta Negrapode mudar as correntes marítimas, afetando a qualidade da água e a prática de esportes como o surf, dentre outras questões. Por isso, exige planejamentos cuidadosos e participação dos setores da sociedade para garantir que os benefícios superem os impactos negativos.

Qual o posicionamento da prefeitura?

Em relação aos alagamentos na faixa de areia da praia, a prefeitura informou que eles já eram previstos no projeto de alargamento da faixa de areia e vão acontecer sempre que o volume de água de chuva for maior que a capacidade do sistema de drenagem da praia.

*Com informações do G1



Confira o conteúdo original aqui!

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos