20.2 C
Ouro Branco

“A gente vai desconstruir a narrativa de Estado ingovernável com a verdade” concluiu.

Anúncios

Getting your Trinity Audio player ready...

Por Carol Ribeiro

Mesmo após declarações públicas que reacenderam especulações sobre o futuro político do vice-governador Walter Alves (MDB), a presidente do PT no Rio Grande do Norte, Samanda Alves, afirmou que o partido segue trabalhando com o compromisso firmado anteriormente por Walter com a governadora Fátima Bezerra e com a legenda. Em entrevista ao Diário do RN, Samanda disse que não houve qualquer comunicação oficial por parte do vice-governador ao PT sobre a possibilidade de não assumir o Governo do Estado em abril de 2026, quando Fátima deve renunciar para disputar uma vaga no Senado.

“Walter não comunicou nada a ninguém no PT. E agora eu pergunto: João fala por Walter? Se agora ele tem porta-voz, a porta-voz dele é João Maia?”, questionou Samanda, ao comentar entrevista recente do deputado federal João Maia (PP). O parlamentar, que integra federação com o União Brasil, partido do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, afirmou que “existe o combinado” de Walter apoiar a candidatura de Allyson ao Governo do Estado, indicando inclusive o nome para vice-governador.

A dirigente petista ressaltou que o partido confia na palavra dada anteriormente pelo vice-governador. “Eu acredito na palavra do Walter, que foi quem veio ser vice-governador, quem chegou para o governo, para a governadora, e disse que não ia ser candidato. Por isso a gente construiu junto, dialogando com ele, a candidatura de Cadu. Eu acredito na fala dele. E estamos esperando ele dizer alguma coisa, a não ser que ele diga que é isso, que João Maia fala por ele agora”, afirmou.

As declarações de Samanda ocorrem após Walter Alves admitir pela primeira vez, no último fim de semana, em entrevista concedida em Assu, que poderá não assumir o Governo do Estado e disputar uma vaga de deputado estadual. A fala destoou do entendimento que vinha sendo tratado internamente no PT e no próprio governo, alimentando rumores sobre um possível rompimento político no plano local.

Para a presidente, no entanto, o PT ainda não trabalha com a hipótese de ruptura. “Primeiro que a gente não conta ainda com essa possibilidade, porque ele não se pronunciou. Mas, se as razões forem essas que foram colocadas na imprensa, ele participou do governo, esteve no governo os quatro anos, é conhecedor do governo. Então, quem estaria mudando de rota seria ele”, avaliou.

A presidente do PT RN também reforçou que o projeto político do partido segue inalterado, independentemente das movimentações do vice-governador. Samanda revelou ainda que o tema foi reafirmado em nível nacional na semana passada, durante agenda em Brasília. Ela participou de reuniões com o presidente nacional do PT, Edinho Silva, ao lado da governadora Fátima Bezerra.

“Fátima é prioridade para o PT nacional. A eleição dela para o Senado é prioridade. Isso foi reafirmado por documento do diretório estadual e em total afinidade com o PT nacional, inclusive dito por Edinho para a gente em Brasília”, destacou.

Governabilidade
De acordo com Samanda, Walter procurou a direção nacional do partido para expor preocupações sobre o cenário político e administrativo do Estado. No entanto, segundo ela, Edinho Silva reafirmou a leitura do PT.

“Ele colocou as preocupações dele com números, mas Edinho reafirmou que os números não são aqueles que estavam sendo apresentados. Não existe isso de Estado ingovernável, de ameaça de atraso de folhas. A situação é completamente diferente da que a governadora encontrou em 2019”, disse.

Por fim, Samanda foi categórica ao afirmar que a eventual decisão de Walter não altera o calendário político do PT. “Mesmo que Walter não queira assumir, Fátima vai ser candidata ao Senado. A gente vai desconstruir essa narrativa de Estado ingovernável com números e com a verdade”, concluiu a presidente do PT.

Confira o conteúdo original aqui!

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos