Titulares do Bolsa Família têm recebido mensagens de texto por celular (SMS) com links fraudulentos que podem resultar em retirada indevida do benefício. As famílias que foram vítimas dos criminosos e tiveram o dinheiro retirado de forma indevida de suas contas podem contestar a transferência. Nesta quarta-feira (dia 28), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) publicou as orientações sobre as formas de contestação.
De acordo com o MDS, há três formas de contestar a transferência. Isso deve ser realizada junto à Caixa Econômica Federal, que é responsável pelo pagamento do benefício.
Confira as alternativas de contestação:
Ir presencialmente a uma agência da Caixa, com o CPF e um documento de identificação do beneficiário;
Acessar o aplicativo Caixa Tem, seguindo os seguintes passos: clique no ícone “Ajustes”; “Minha conta”; “Contestar transação”; clique no valor a ser contestado; responda às perguntas de segurança. Ao final, aparecerá a mensagem: “Contestação solicitada com sucesso”. O prazo de análise dessa contestação é de até dez dias úteis;
Ligar para o SAC Caixa, pelo telefone 0800-726-0101, na opção 6. Nesta opção, o beneficiário deverá informar ao atendente seu CPF e número da conta, além da data e do valor da transação que não reconhece e deseja contestar. O atendente realizará perguntas de segurança ao beneficiário e, então, registrará a contestação.
Além disso, a recomendação é que as famílias que são possíveis vítimas de invasão de celulares registrem um Boletim de Ocorrência presencialmente na delegacia mais próxima ou de forma on-line.
Indícios de golpe
Nesta semana, o MDS relatou que há indícios de golpe contra famílias beneficiárias do programa de distribuição de renda. Na ação criminosa, os titulares do benefício recebem SMS sugerindo o acesso a um link malicioso.
O objetivo é que a pessoa clique no endereço suspeito, o que pode expor as informações pessoais e permitir o acesso às contas bancárias onde os beneficiários recebem os benefícios (phishing). De posse desses dados, é possível acessar o aplicativo Caixa Tem, onde o depósito é feito.
Canais oficiais
Para evitar que novas famílias caiam no golpe, o ministro Wellington Dias ressalta que a comunicação com as famílias é feita por meio de mensagens nos extratos bancários e no aplicativo do programa Bolsa Família.
— O MDS tem recebido denúncias de que pessoas estão aplicando um golpe e retirando dinheiro de beneficiários do Bolsa Família. Imediatamente, acionamos a Caixa Econômica. E orientamos: o Ministério do Desenvolvimento Social não trabalha com SMS, com mensagem de texto, e muito menos orientando para você clicar em links — explicou o ministro.
A pasta acrescenta que, caso adote estratégias adicionais para comunicação, como SMS ou mensagens de WhatsApp, os estados e municípios serão informados previamente nos canais oficiais. Além disso, o programa Bolsa Família também não realiza ligações telefônicas de qualquer tipo.