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Sofreu golpe no Bolsa Família? Saiba como contestar saque indevido em sua conta

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Sofreu golpe no Bolsa Família? Saiba como contestar saque indevido em sua conta

Titulares do Bolsa Família têm recebido mensagens de texto por celular (SMS) com links fraudulentos que podem resultar em retirada indevida do benefício. As famílias que foram vítimas dos criminosos e tiveram o dinheiro retirado de forma indevida de suas contas podem contestar a transferência. Nesta quarta-feira (dia 28), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) publicou as orientações sobre as formas de contestação.

De acordo com o MDS, há três formas de contestar a transferência. Isso deve ser realizada junto à Caixa Econômica Federal, que é responsável pelo pagamento do benefício.

Confira as alternativas de contestação:

Ir presencialmente a uma agência da Caixa, com o CPF e um documento de identificação do beneficiário;

Acessar o aplicativo Caixa Tem, seguindo os seguintes passos: clique no ícone “Ajustes”; “Minha conta”; “Contestar transação”; clique no valor a ser contestado; responda às perguntas de segurança. Ao final, aparecerá a mensagem: “Contestação solicitada com sucesso”. O prazo de análise dessa contestação é de até dez dias úteis;

Ligar para o SAC Caixa, pelo telefone 0800-726-0101, na opção 6. Nesta opção, o beneficiário deverá informar ao atendente seu CPF e número da conta, além da data e do valor da transação que não reconhece e deseja contestar. O atendente realizará perguntas de segurança ao beneficiário e, então, registrará a contestação.

Além disso, a recomendação é que as famílias que são possíveis vítimas de invasão de celulares registrem um Boletim de Ocorrência presencialmente na delegacia mais próxima ou de forma on-line.

Indícios de golpe

Nesta semana, o MDS relatou que há indícios de golpe contra famílias beneficiárias do programa de distribuição de renda. Na ação criminosa, os titulares do benefício recebem SMS sugerindo o acesso a um link malicioso.

O objetivo é que a pessoa clique no endereço suspeito, o que pode expor as informações pessoais e permitir o acesso às contas bancárias onde os beneficiários recebem os benefícios (phishing). De posse desses dados, é possível acessar o aplicativo Caixa Tem, onde o depósito é feito.

Canais oficiais

Para evitar que novas famílias caiam no golpe, o ministro Wellington Dias ressalta que a comunicação com as famílias é feita por meio de mensagens nos extratos bancários e no aplicativo do programa Bolsa Família.

— O MDS tem recebido denúncias de que pessoas estão aplicando um golpe e retirando dinheiro de beneficiários do Bolsa Família. Imediatamente, acionamos a Caixa Econômica. E orientamos: o Ministério do Desenvolvimento Social não trabalha com SMS, com mensagem de texto, e muito menos orientando para você clicar em links — explicou o ministro.

A pasta acrescenta que, caso adote estratégias adicionais para comunicação, como SMS ou mensagens de WhatsApp, os estados e municípios serão informados previamente nos canais oficiais. Além disso, o programa Bolsa Família também não realiza ligações telefônicas de qualquer tipo.

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