19.3 C
Ouro Branco

Titina Medeiros morre em Natal vítima de câncer no pâncreas

Anúncios

Getting your Trinity Audio player ready...

O Seridó está de banzo. Triste. Melancólico. Choroso. Hoje não vinga um pé de planta no sertão. Morreu neste domingo (11), aos 48 anos, uma mulé cheia de charme que costumava levar a todo canto que ia um tiquinho da terra que lhe deu vida, amor e arte.

Natural de Currais Novos e filha legitimamente adotada por Acari, a atriz Titina Medeiros partiu no final da manhã deste domingo (11), em Natal, por complicações decorrentes de um câncer no pâncreas.

Os familiares ainda estão definindo data e horário do velório e sepultamento. Mas já se sabe que o corpo da atriz será velado em Natal, Teatro Alberto Maranhão (TAM), e em Acari, na Casa de Cultura da cidade. O sepultamento também será em Acari.

Titina descobriu a doença há mais de seis meses e chegou a fazer duas sessões de quimioterapia. Nas últimas semanas, em razão do câncer ter evoluído e se concentrado em uma veia letal, os médicos descartaram a possibilidade de uma informaram que uma nova sessão de quimio também não teria efeito sobre a doença.

Desde as festividades do Natal e do Ano Novo Titina estava em casa, cercado de familiares, e foi ao hospital neste domingo para um exame de rotina.

A pedido da própria atriz, só familiares e pessoas do círculo de amizade mais íntimo dela sabiam da doença e tinham notícias do tratamento.

Titina Medeiros, em cena, com “Meu Seridó” / Foto: Bruno Martins

Natural de Currais Novos, Izabel Cristina de Medeiros tinha 48 anos e cresceu em Acari, no Seridó potiguar. Em Natal, atuou em diversos grupos teatrais, como Clowns de Shakespeare, Carmim e, em 2017, criou a produtora teatral Casa de Zoé, com o marido e ator César Ferrario, com quem era casada há 20 anos. Com ela, rodou o Rio Grande do Norte com o espetáculo “Seridó”, “Sinapse Darwin” e “Clenyldes & Clenôrys”.

Em nível nacional, Titina Medeiros ganhou o país com participações em novelas da Rede Globo. Cheias de Charme, interpretando Socorro, foi a primeira. Na sequência vieram Geração Brasil, A Lei do Amor, Mar do Sertão, Rancho Fundo. Em Amor Perfeito, Titina intepretou Alzira Soriano, potiguar de Lajes e primeira mulher eleita prefeita de um município na América Latina. Também participou de séries como Onde Nascem os Fortes, Chão de  e projetos como Os Ronis, no Multishow.

No cinema, participou de filmes de curta e longa-metragem. Um dos últimos foi Filhos do Manguede Eliane Caffé e com o ator Felipe Camargo, premiado no festival de Cinema do Rio de Janeiro, em 2024.

Luta por democracia e liberdade

Em entrevista à Agência SAIBA MAIS em 2027, Titina Medeiros falou sobre a importância da sociedade lutar pela liberdade. Na época, o presidente da República era Michel Temer e Titina Medeiros era uma das atrizes que mais se posicionava contra os ataques à cultura brasileira:

A democracia nunca foi levada a sério e os artistas estão na frente, lutando por isso, pelo direito de liberdade. Nós prescindimos de liberdade. Lutamos por isso desde a Grécia. Não é fácil, mas estamos lutando. Somos descendentes dos gregos, somos filhos deles, por isso estamos ainda lutando pela democracia, pela igualdade de raça, de gênero. De certa forma estamos no meio dos não aceitos. Por isso pegamos na mão do preto, da mulher, do LGBT… como eu sendo mulher e atriz posso estar cheio de amarras ? Não posso”disse à época.

Titina é um ser humano de união e integração”, diz secretária de Cultura do RN

Para a secretária de Cultura do Rio Grande do Norte, Maryland Brito, o país não perde apenas uma grande atriz, mas um ser humano imprescindível nos dias atuais:

Titina é esse ser humano de união e integração. O Rio Grande do Norte perde uma multiartista no esplendor do potencial de sua criatividade, mas a gente também perde um ser humano incrível, que pensava sua arte de forma em abrir portas para outros artistas. Titina era um ser humano muito generoso e necessário para os dias atuais. Eu perco uma amiga com quem conversava sobre sonhos e ela mesmo dizia da importância da gente enfrentar o que a vida nos dá, mas sempre com foco em vencer. Por isso também é triste uma amiga perder uma batalha assim para o câncer”, lamentou.

A pedido da atriz, escola virou Casa de Cultura em Acari

Antigo Grupo Escolar Tomaz de Araújo hoje é Casa de Cultura de Acari / Foto: Carmen Félix

A Casa de Cultura de Acari, onde o corpo de Titina será velado, foi inaugurada em outubro de 2025 no mesmo prédio do Grupo Escolar Tomaz de Araújo, referência na região e onde a atriz estudou. No pequeno palco da escola, Titina fez suas primeiras apresentações. A pedido da atriz, o Governo do Estado transformou a escola na Casa de Cultura de Acari. Ela esteve no local quando a governadora Fátima Bezerra autorizou o início da obra, mas já não pode participar da inauguração em razão das complicações da doença.

A Casa de Cultura de Acari é uma luta de Titina, foi onde ela começou a atuar no palco pequeno que havia lá. Era uma escola importante para a região que estava desativada e agora funciona como Casa de Cultura”esses Maryland Brito.

O Seridó de Titina Medeiros está de luto.

Confira o conteúdo original aqui!

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos