25.1 C
Ouro Branco

Segunda rodada de negociações define criação de corredores para civis deixarem áreas atingidas na Ucrânia

Anúncios

Getting your Trinity Audio player ready...

Novo encontro foi marcado na reunião desta quinta-feira (3); presidente da Ucrânia sugeriu ao russo Vladimir Putin que ambos se acertem pessoalmente

O assessor da Presidência da Ucrânia Mikhail Podoliak afirmou que o encontro com os negociadores russos nesta quinta-feira (3), em Belarus, terminou sem grandes avanços no que se refere ao fim da guerra, mas os dois lados concordaram com a criação de corredores humanitários para retirar civis das áreas atingidas pelos conflitos.

O acordo envolveria também um cessar-fogo durante as operações de retirada da população, mas esse ponto voltará a ser discutido num terceiro encontro entre os dois países.

O negociador russo Vladimir Medinsky afirmou após o encontro que as posições dos dois lados são bastante claras e que a “questão mais importante” definida foi a de buscar salvar a população civil da Ucrânia.

“Vamos manter a possibilidade de cessar-fogo nesses corredores humanitários”, afirmou. Medinsky também declarou que espera que o conflito acabe logo.

Em um pronunciamento, outro negociador que esteve na reunião disse que o acordo vai garantir tranquilidade às famílias de ucranianos e estrangeiras, porque elas saberão que seus parentes estarão a salvo.

Os três participantes da negociação não fizeram menção alguma ao fim da guerra ou a outros pedidos feitos pelos dois lados do conflito.

Também nesta quinta-feira, o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, sugeriu a Vladimir Putin, da Rússia, que ambos negociem o fim da guerra pessoalmente. O líder russo ignorou a proposta.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos