|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Depois de chuvas que deixaram, mais uma vez, a área da engorda de Ponta Negra alagada, o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, afirmou que os “lagos”, como classificou, poderão continuar surgindo após chuvas intensas.
O assunto virou até pauta para o Jornal Nacional, da TV Globo. No Instagram, Mesquita escreveu que deu entrevista à emissora para explicar a situação vivenciada no aterro hidráulico de Ponta Negra e culpou a população pelos alagamentos.
“Irresponsavelmente, pessoas abriram uma vala para escoar a água da chuva e provocaram uma voçoroca no local, levando parte do aterro que foi recentemente concluído. Estamos tentando identificar os infratores através do sistema de câmeras que existem no local”, escreveu.
Mesquita pediu “encarecidamente” à população que não se faça mais isso, e disse que os lagos que se formam com a nova drenagem vão tender a diminuir com a finalização da obra, que, de acordo com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), estará resolvida até o final de fevereiro.
“Ressaltamos também que, com a nova drenagem, poderá haver a formação desses lagos durante chuvas intensas como a de ontem (115mm em menos de 24h e 92mm em poucas horas). Isso acontece por dois motivos: o sistema de drenagem do município hoje evita a formação de voçorocas. Ele tem o objetivo de espraiar a água, formando esses lagos, para que a água não venha com velocidade e arraste o material para o mar; a areia que colocamos da jazida é excepcional, excelente para o aterro hidráulico, ajudando a evitar a erosão intensa que havia na linha de costa da praia”, disse, na publicação desta sexta-feira (7).
De acordo com o titular da Semurb, a nova areia aumenta a vida útil do aterro, mas tem uma granulometria maior do que a anterior.
“Por isso, o sistema ambiental da praia ainda está se adaptando à percolação mais lenta da água de chuva, demorando um pouco mais do que a areia original da praia”, explicou.
O secretário disse que ainda em fevereiro será iniciada a limpeza mecanizada da areia da praia, que será uma atividade contínua, “porque o nosso objetivo é para que ela fique apta para atividades econômicas, lazer, balneabilidade e qualidade de vida.”
“Por último, informamos que a Prefeitura, através da gestão do Prefeito Paulinho Freire já trabalha articulando várias secretarias para a nova urbanização da praia de Ponta Negra, com um novo calçadão e novo paisagismo”, apontou.
Saiba+
Prefeitura do Natal culpa população por alagamento na engorda de Ponta Negra
Engorda: Ponta Negra tem quiosques fechados e turistas revoltados
Engorda de Ponta Negra tem novo alagamento após chuvas
Imprensa nacional repercute alagamentos na engorda de Ponta Negra
Ponta Negra: Pesquisador aponta falhas na engorda e diz que alagamento não é normal
Maré alta alaga trecho da engorda de Ponta Negra e secretário diz que é “natural”
