20.3 C
Ouro Branco

RN participa do Festival Internacional do Forró na França

Anúncios

Getting your Trinity Audio player ready...

A música potiguar atravessa o Atlântico para carregar o ritmo do forró na Europa. Entre os dias 11 e 14 de setembro, Lille, no norte da França, recebe o 1º Festival Internacional do Forró de Raiz, e o Rio Grande do Norte terá presença marcante no evento com os artistas Cláudio Araújo, Jarbas do Acordeon e a Deusa do Forró, que já se prepara para subir ao palco como representante da força feminina no ritmo nordestino.

Para a cantora, que carrega no nome artístico a grandiosidade da sua missão, representar o Estado em um evento internacional é motivo de orgulho e responsabilidade. “É gigante, é uma coisa gigantesca. Quero mostrar no palco a força da mulher, a força da nossa terra, da nossa cultura e da nossa arte. Estou levando comigo a autenticidade, a nordestinidade do meu povo”, afirmou.

Deusa lembra que a luta pelo reconhecimento do forró como patrimônio começou ainda em 2018, quando esteve em Brasília ao lado da então senadora e hoje governadora Fátima Bezerra. Anos depois, o gênero foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil, e agora chega à Unesco em busca do título de Patrimônio Imaterial da Humanidade. “Esse avanço é uma vitória de todos os forrozeiros. Vai garantir mais espaços, cachês mais justos e, sobretudo, a preservação da nossa tradição do pé de serra”, destacou.

Potiguares no palco europeu

O Festival integra a programação oficial da Temporada Brasil-França 2025 e simboliza também os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países. A iniciativa é resultado da parceria entre o Consórcio Nordeste, a Secretaria da Cultura da Paraíba, a Associação Cultural Balaio Nordeste e a Associação Lille3000, com patrocínio da Petrobras via Lei Câmara Cascudo.

O Governo do RN participa diretamente da ação. A governadora Fátima Bezerra e a secretária estadual da Cultura, Mary Land Brito, embarcaram na última terça-feira (9) para acompanhar de perto a programação e reforçar o apoio à cultura potiguar.

Além das apresentações musicais, o RN marca presença no Fórum Internacional do Forró de Raiz, com palestra do músico e pesquisador Cláudio Araújo sobre a prática das orquestras sanfônicas no Estado.

A força da mulher no forró

Historicamente dominado por homens, o universo do forró ganha cada vez mais vozes femininas, e Deusa do Forró faz questão de ressaltar essa virada:

“Quero mostrar que existem muitas mulheres boas nesse movimento. Estou levando figurinos que retratam nossa arte, feitos por artesãos potiguares, para afirmar nossa identidade no palco da França”, ressalta.

Entre xotes, baiões e arrasta-pés, a potiguar promete mostrar em Lille o que o Nordeste tem de mais genuíno. “Eu vou para a França cantar forró, mostrar como é que se faz o forró de verdade. Levo comigo meu povo, minha cultura e minha luta”, concluiu.

(Tagstotranslate) Principais (T) RN

Confira o conteúdo original aqui!

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos