|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Depois de três anos, uma das dinâmicas mais queridas do reality show vai dar as caras no BBB 26. Trata-se da casa de vidro, dinâmica na qual candidatos a entrar no reality são confinados em um local público e ficam sendo observados o dia inteiro. Apresentado ao público em 2009, pouco antes da estreia do programa na Globo, esse estilo de confinamento ocorreu pela última vez em 2023.
Ao todo, doze pessoas entraram na casa mais vigiada do Brasil por intermédio da casa de vidro, enquanto uma retornou ao programa por conta da dinâmica. Na edição de 2026, o número muda consideravelmente, pois serão 10 participantes selecionados usando esse método.
Pela primeira vez, cinco casas de vidro serão montadas simultaneamente, uma em cada região do Brasil. As cidades escolhidas para receberem as casas são São Caetano do Sul (SP), Salvador (BA), Brasília (DF), Manaus (AM) e Porto Alegre (RS).
Todos os participantes do grupo Pipoca, os anônimos que se inscreveram para o programa, participam da dinâmica. As regras são simples: na sexta-feira (9), 20 pessoas são confinadas: dois homens e duas mulheres em cada região.
No domingo (11), um dia antes da estreia oficial do BBB 26, um homem e uma mulher de cada casa entram, oficialmente, no reality show. É o maior número de pessoas a entrar no BBB via casa de vidro de uma vez só.
RELEMBRE TODAS AS CASAS DE VIDRO
Na sua primeira aparição, quatro competidores foram confinados em um shopping no Rio de Janeiro. Na época, Josiane e Emanuel foram os escolhidos do público para completar o elenco do BBB 9.
No mesmo ano, já quando o programa havia começado, outra casa de vidro foi montada, desta vez no jardim da casa do BBB. André Cowboy e Maíra Cardi podiam interagir com os participantes enquanto o público decidia quem competiria pelo prêmio milionário. No fim, ambos foram escolhidos.
Dois anos depois, em 2011, a casa de vidro retornou, também em um shopping no Rio de Janeiro. Na época, os cinco primeiros eliminados do programa foram confinados e o público votou pela volta de Maurício, conhecido como Maumau.
Na edição de 2013, seis pessoas participaram do desafio no RJ. No fim, os escolhidos para integrarem o elenco do BBB 13 foram Kamilla e Marcello. Um dos competidores na época era André Coelho que, anos depois, ficou famoso ao participar do De Férias com o Ex Brasil.
Em 2014, a casa de vidro aconteceu apenas na ficção. Valdirene, personagem de Tata Werneck na novela “Amor à Vida”, participou do desafio para entrar no BBB. No final, a personagem realmente entrou na casa e ficou lá por um dia inteirinho.
A dinâmica só foi acontecer novamente na histórica 20ª edição do programa, quando a escolha de Daniel e Ivy para entrar na casa mudou os rumos do programa e causou uma revolução do elenco feminino, que confrontou as atitudes machistas dos participantes homens.
Dois anos depois, em 2022, a casa de vidro voltou de uma forma diferente: a academia foi convertida no aposento e o público precisou escolher se queria que Larissa Tomásia e Gustavo Marsengo participassem do programa. A votação foi apertada, mas ambos puderam entrar na casa.
O ano de 2023 foi o último que contou com uma casa de vidro. Antes do programa começar, os espectadores puderam conferir os aposentos em um shopping no Rio de Janeiro e escolher dois dos quatro confinados para entrar no programa. Os sortudos foram Paula e Gabriel.
